Revista Eletrônica da FIEADB-ISJB
A VIDA É UM PRESENTE DE DEUS E O QUE FAZEMOS DELA É O NOSSO PRESENTE A ELE - Dom Bosco

Porto Alegre-RS EX-ALUNOS DE LAVRINHAS-SP ( Comente! )


Encontro dos Ex-alunos salesianos em Lavrinhas.

Aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro de 2021, em Lavrinhas o encontro dos Ex-alunos salesianos, estiveram presentes um grupo de 50 ex-alunos, alguns com esposas e filhos e netos. No sábado foram chegando a partir das 13h e se concentrando no pórtico do Colégio já começaram e falar dos tempos em que viveram no mesmo. Às 15h foi servido um café e tinha um pudim de pão que era feito na época de seminário, para ajudar na saudade. Às 18h nos dirigimos no rancho ao lado do lago, onde começou a confraternização com um churrasco e aí sim: músicas, cantadas por ele, muitas conversas e saudades e gargalhadas. Assim foi o primeiro dia até às 23h.
No dia seguinte, domingo, acordamos com as batidas do sino e em seguida oração e café da manhã no refeitório, e mais conversas. Às 09h30 participamos da Missa com a comunidade da cidade e Canção Nova, presidida pelo bispo D. Antonio Carlos Altieri, concelebrada pelo Inspetor, P. Justo Piccinini, P. Gilberto da comunidade Canção Nova, P. Aguinaldo, P. Aramis e P. Morgado. Encerramos o encontro com um belo almoço e marcamos novo encontro para julho de 2022.

O grande objetivo desse encontro foi de relembrar os bons momentos, e travessuras, vividos na infância e adolescência em Lavrinhas e ver como uma amizade bem sedimentada, nunca acaba. Para Dom Bosco o Ex-aluno é o braço direito do sucesso da Congregação Salesiana; esse foi o principal motivo e encorajamento de tantos terem participado de vários Estados da Região Sul e Sudeste: Rio de Janeiro; Minas Gerais; São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A missão do ex-aluno é "ser sal da terra e luz do mundo"(Mt 5,13). Compromisso consigo mesmo; com o social e com a Família Salesiana.

Oswaldo Dalpiaz - 23/11/2021 [atualização - 23/11/2021]
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

Eleja cada dia para ser o mais feliz de sua vida.

Pense com positividade, sonhe o impossível, acredite e faça do seu coração a pedra angular na construção do seu novo dia. Seja grato de coração, exercite à exaustão a gratidão e a generosidade.
Não permita jamais que o medo faça morada em seu coração roubando espaços dos bons sentimentos eclipsando a sua paz e a sua felicidade.
Viva plenamente cada dia!
Pé na estrada que o tempo de ser feliz é e será sempre a qualquer hora, a qualquer tempo.

Tião Crispim - 22/11/2021 [atualização - 22/11/2021]
Campos dos Goytacases-RJ EX-ALUNOS DE CAMPOS-RJ ( Comente! )


ENCONTRO DA FAMÍLIA SALESIANA.

No dia 12 de dezembro de 2021 a Família Salesiana de Campos dos Goytacases realizará um encontro de formação e interação entre os diversos grupos da Família; um dos objetivos importantes é que todos se conheçam e tenham também as informações sobre a especificidade de cada Grupo. E assim, todos poderão interagir e estar em comunhão como uma verdadeira família que somos!

Giovanna - 21/11/2021 [atualização - 21/11/2021]
Belo Horizonte-MG FIEADB-ISJB EM PAUTA ( Comente! )

O sucesso do "curta" elaborado pelos JEXs de Salvador empolga a todos; merece uma edição especial do ACONTEX.

Dom Bosco acertou em cheio ao valorizar o dinamismo e o protagonismo dos Jovens. Os Ex-Alunos, mais do que nunca, revivem Dom Bosco que caminha à frente e guia.


Bernardo Borges - 20/11/2021 [atualização - 20/11/2021]
Salvador - BA JEX BRASIL - JOVENS EX-ALUNOS ( Comente! )

No dia 19 de novembro de 2021, aconteceu a premiação dos melhores vídeos do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco e, em clima de muita alegria, o Reitor Mor Pe Ángel Artime anunciou os vencedores.

O curta “Epiphany” produzido, dirigido e estrelado pelos JEXs e tutorados por Gustavo Nery, conselheiro para os Jovens Ex-alunos da União dos Ex-alunos do Liceu Salesiano do Salvador - Bahia, sagrou-se campeão da categoria “Curtas-metragens de até 1 min”!

O Festival Global de cinema Juvenil foi promovido pela Casa Mor dos Salesianos em Roma e tiveram a participação de 116 países onde se inscreveram mais de 1.600 vídeos. Destes, 110 foram selecionados para a fase final.
Do Brasil, apenas três vídeos foram selecionados.

A Federação Brasileira dos Ex-Alunos de Dom Bosco parabeniza os JEXs Soteropolitanos e agradece a todos vendo no sucesso do trabalho uma inspiração para outras ações por parte de todas as Associações.

Gustavo Nery - 20/11/2021 [atualização - 20/11/2021]
Pará de Minas-MG FIEADB-ORAÇÃO PELA FS ( Comente! )

Já é do conhecimento de todos que o dia 16 de cada mês foi escolhido como o "dia de oração" por um grupo da FS; o grupo em destaque deste 16 de novembro de 2021 são os Salesianos Cooperadores(SSCC).

A FIEADB - Federação Inspetorial dos Ex-alunos e Ex-alunas da ISJB, aproveita, nesse dia, para realizar uma "Live", rezar pelo grupo em destaque e promover um momento para a formação continuada dos Ex-Aluno e também para a troca de experiências e, com estas ações, procurar despertar vocações.

Rita, formadora do Centro dos SSCC de Brasília, aceitou o convite para falar sobre o Grupo, sua espiritualidade específica e ações que o Grupo desenvolve.
A apresentação foi muito bem desenvolvida e, após a sua fala, Rita respondeu a várias perguntas dos participantes.

Marcos Flávio - 17/11/2021 [atualização - 17/11/2021]
Campos dos Goitacazes-RJ CAMPOS-RJ- 24 de novembro ( Comente! )

O dia 24 de novembro será memorável.
Será comemorada a memória mensal do encontro dos Ex-Alunos com Dom Bosco no Oratório de Valdocco.
Às 19h ocorrerá a celebração da Santa Missa, que se torna já tradição.
Após a missa acontecerá uma conversa com os participantes, ex-alunos e ex-alunas do Instituto Dom Bosco-Campos RJ.
As ideias girarão em torno de ações e gestos concretos para o mês de dezembro e para o Natal/2021.
Um dos temas mais importantes será o convite para o Oratório Festivo de Natal no dia 11 de dezembro, das 9h às 12h no Instituto Dom Bosco-Campos-R

Pe. Francisco - 16/11/2021 [atualização - 16/11/2021]
Pará de Minas Ex-alunos Pará de Minas - Oratório Pe. Falcone ( Comente! )


No dia 15 de novembro, feriado, Jovens participantes do Oratório Pe. Falcone, numa demonstração de gratidão e protagonismo, se juntaram em mutirão, como voluntários, para colocar mais areia no campo de futebol de areia do Oratório. Suaram num momento para suar mais ainda nos momentos de descontração correndo atrás de uma bola rolando.

É Dom Bosco fortalecendo os laços de amizade e demonstração do protagonismo jovem na obra do Pai e Mestre da Juventude.

Marcos Flávio de Almeida - 15/11/2021 [atualização - 15/11/2021]
Pará de Minas EX-ALUNOS PARÁ DE MINAS - Observ Social ( Comente! )

O excesso de infrações de trânsito cometidas por motoristas lotados na Secretaria Municipal de Saúde, levou o Observatório Social de Pará de Minas a encaminhar ofício ao titular da pasta, Wagner Magesty, solicitando informações a respeito.
O levantamento feito pelo OSB se deu a partir de informações publicadas no Portal da Transparência, onde constam valores e as respectivas causas. Chamaram atenção principalmente as infrações por avanço de sinal de vermelho, ausência de luz baixa na rodovia e a permanência do veículo na faixa exclusiva de transporte coletivo.
Outro caso evidenciado na análise foi o do motorista que evadiu de uma praça de pedágio sem efetuar o pagamento obrigatório da taxa. Diante desses fatos, o Observatório fez várias indagações à Secretaria de Saúde.
A entidade quer saber, por exemplo, de que maneira é feito o controle do servidor responsável por cada veículo. O OSB também perguntou se é tomada alguma medida com relação ao servidor que comete infração de trânsito.
O objetivo da solicitação também é apurar se os motoristas passam por treinamentos sobre a conduta que devem ter diante do transporte da saúde, que exige alto nível de qualificação para segurança dos pacientes e dos próprios condutores.
A questão dos prejuízos financeiros também deve ser levada em consideração, principalmente se levada em consideração a natureza da maioria das infrações. O OSB aguarda manifestação do secretário.

Marcos Flávio de Almeida - 15/11/2021 [atualização - 15/11/2021]
Belo Horizonte-MG EX-ALUNOS DE CAMPOS-RJ ( Comente! )

ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE CAMPOS DOS GOYTACASES
DIA DOS EX-ALUNOS

No dia 24 de novembro acontecerá um novo encontro para a celebração eucarística dos Ex-alunos de Dom Bosco do Colégio Salesiano de Campos, Rio de Janeiro. Os encontros mensais serão um começo promissor na organização do movimento exalunal na cidade. A espiritualidade salesiana, a fraternidade e a alegria constante são o ponto alto de uma associação forte. O entusiasmo dos primeiros participantes é contagiante e a expectativa é de um crescimento rápido numérica e qualitativamente. O movimento dos jovens está crescendo sempre.

Bernardo Borges - 12/11/2021 [atualização - 12/11/2021]
Belo Horizonte-MG NOTÍCIAS DA FIEADB-ISJB ( Comente! )

No dia 10 de novembro, quarta feira última, aconteceu uma reunião de trabalho entre o Presidente Bernardo Borges e o assessor Ronald Lanna.
Ficou acordado que toda quarta-feira se encontrarão novamente, de 19:30 às 21:30, para exame das atividades, demandas e avaliação do andamento das ações.
Neste primeiro encontro, se discutiu sobre a elaboração do novo estatuto, cargos, comunicação, formas de arrecadações, agenda de trabalho de 2022, planejamento estratégico e os aspectos associativos. Na oportunidade se discutiu ainda sobre ações para a FIEADB contribuir com a Inspetoria São João Bosco com a promoção das obras sociais e as unidades educacionais.

Bernardo Borges - 12/11/2021 [atualização - 12/11/2021]
Pará de Minas EX-ALUNOS PARÁ DE MINAS-MG ( Comente! )

Observatório Social do Brasil Pará de Minas - Rede Cidadã

A função do Observatório vai muito além de monitorar as despesas do poder público municipal, compreendido entre a Câmara e a Prefeitura. "É preciso mostrar aos cidadãos que nada que as gestões públicas fazem é de graça. De uma simples prestação de serviços até o atendimento médico ou uma obra complexa, tudo é bancado pelo bolso do contribuinte", afirma o Presidente do Observatório, o Ex-aluno de Dom Bosco Carlos Daniel de Souza.

Esta é a realidade do Brasil.

Marcos Flávio de Almeida - 11/11/2021 [atualização - 11/11/2021]
Belo Horizonte-MG REUNIÃO DA FIEADB-ISJB ( Comente! )


No dia 09 de novembro ocorreu a primeira reunião da gestão do novo presidente da FIEADB-ISJB, o Ex-Aluno BERNARDO BORGES, de Belo Horizonte-MG, eleito no dia 22 de outubro próximo passado para um mandato de 04 [quatro] anos [2021/2025]. Além dos membros da diretoria cessante, o Presidente convidou os delegados locais e outros ex-alunos com o objetivo de tornar mais conhecida a FIEADB e as atuais lideranças que assumem os trabalhos.

Salienta-se a presença do novo Delegado Inspetorial para os Ex-Alunos, Pe. Ivan Artur Lima de Faria, que se colocou ao inteiro dispor do movimento exalunal e apresentou já algumas ideias para a animação e crescimento do Grupo.


Edu Oliveira - 10/11/2021 [atualização - 10/11/2021]
Belo Horizonte-MG ENCONTRO DO CONSELHO NACIONAL ( Comente! )

[foto do cabeçalho: encontro JEX em Salvador-BA]

O dia 08 de novembro foi especial para os Ex-Alunos de Dom Bosco do Brasil.
O Conselho Nacional se reuniu, e mais alguns convidados, para estudo da conjuntura, a discussão e elaboração de um relatório para a Confederação Mundial; a dinâmica consistiu em responder a algumas perguntas sobre os principais assuntos referentes à animação e estruturação do movimento exalunal no País e subsidiar a elaboração do plano de ação da Confederação Mundial. O foco principal para o qual se destinam os esforços são os JOVENS EX-ALUNOS.

Os temas discutidos e as perguntas foram traçados para todas as Federações da América Latina, que responderam ao mesmo questionário; as perguntas se relacionavam às práticas e vivências, com a seguinte orientação:

Como a Federação está vivendo estas dimensões?

  1. Associatividade;
  2. comunicação Social;
  3. Formação dos Ex-Alunos;
  4. Ações de apostolado;
  5. Promoção dos JEX - Jovens Ex-Alunos;
  6. Participação na Família Salesiana;
  7. Sustentabilidade das Federações.

As intervenções foram riquíssimas e, com certeza, contribuirão em muito para o crescimento do movimento exalunal na América Latina.

Edu Oliveira - 09/11/2021 [atualização - 09/11/2021]
Belo Horizonte-MG LECY - EX-ALUNO ESCRITOR ( Comente! )

Lecy Souza é Ex-Aluno Salesiano de Belo Horizonte, Minas Gerais; é autor dos livros “Primeirapessoaplural” (2008) e “Rascunhos” (2015).

Participou da fundação da Academia Contagense de Letras, teve textos selecionados em diversos projetos literários, como o "Projeto Pão e Poesia", "Belô Poético" e a "Antologia 7 Pecados", publicada em Portugal na Feira do Livro de Barcelos. Foi destaque também no Prêmio LiteraCidade 2015.

Em 2017 teve o livro "Poesia fora da curva" selecionado para participar da 1ª Edição do Projeto Brisa Poética, criado pela editora paraense "Para.Grafo". Foi convidado a participar da 2ª Bienal do livro da cidade de Contagem promovida pela escola-sítio 4 Elementos.

Sua mais recente participação em livro foi na coletânea promovida pela Editora portuguesa Chiado Books com filial no Brasil. Trata-se do livro "Quarentena- Memórias de um país confinado" (disponível para compra em livrarias com a Cultura e a Travessa).

Edu Oliveira - 05/11/2021 [atualização - 05/11/2021]
Belo Horizonte/MG FIEADB - ISJB - NOVO PRESIDENTE ( Comente! )

Em reunião "on line", realizada pelo Google Meet, no dia 26 de outubro, o novo Presidente da Federação Inspetorial dos Ex-Alunos e Ex-Alunas da Inspetoria São João Bosco, Bernardo Borges, tomou posse para a gestão 2021/2025. Sua eleição ocorreu no dia 22 deste mesmo mês, também pelo processo "on line".

O Presidente recebeu muitos cumprimentos e votos de sucesso de grande número de Ex-Alunos, através do zap ou email, principalmente das lideranças nacionais. Fez uso da palavra, ao final do evento, detalhando as suas ideias sobre a condução do movimento exalunal da Inspetoria, por todos consideradas avançadas para as respostas que se esperam para os novos tempos, tudo dentro do carisma e espírito de Dom Bosco.

Com augúrios de muito sucesso, Bernardo foi recebido com entusiasmo pelo Conselho Nacional, no evento representado pelo Presidente Nacional, Osvaldo Dalpiaz e pelo Vice, Daniel Torres.

Edu Oliveira - 03/11/2021 [atualização - 03/11/2021]
Belo Horizonte-MG PIANISTA NELSON FREIRE ( Comente! )

ADEUS AO PIANISTA NELSON FREIRE

Por Francisco José dos Santos Braga

É com doloroso pesar que o Blog de São João del-Rei se junta aos demais meios de comunicação do País para comunicar a despedida do pianista NELSON FREIRE deste mundo, na data de ontem, 1º de novembro de 2021, Dia de Todos os Santos, véspera do Dia de Finados.

Vejam a matéria completa

Edu Oliveira - 03/11/2021 [atualização - 03/11/2021]
Taquari-RS EX-ALUNOS DE TAQUARI - RS ( Comente! )



               

EX-ALUNOS DO PATRONATO DE TAQUARI FAZEM E SERVEM ALMOÇO PARA OS ALUNOS E PROFESSORES.

NO DIA 15/10/2021 OITO ALUNOS DO ANTIGO PATRONATO SE DESLOCARAM (EM NOME DE TODOS) PARA A ESCOLA E ONDE PERMANECERAAM TODO O DIA.

FOI FEITA UMA CAMPANHA PARA ARRECADAR RECURSOS ENTRE OS COLEGAS EX-ALUNOS DO PATRONATO COM O QUE FOI POSSÍVEL COMPRAR ALGUNS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS:

  1. 90 KG DE FEIJÃO
  2. 20 LITROS DE OLEO
  3. 20 KG DE MACARRÃO
  4. 98 LITROS DE LEITE
  5. 20 KG AÇUCAR
  6. 5 KG DE SAL
  7. 15 KG FARINHA DE MILHO

A IDÉIA É AJUDAR NA ALIMENTAÇÃO PELO MENOS ATÉ DEZEMBRO/2021

DEPOIS DO ALMOÇO FORAM TODOS PARA O TEATRO, ONDE TEVE MUITA INTERATIVIDADE, MUSICA, INFORMAÇÕES, DEPOIMENTOS, SORTEIOS E DANÇA, PELA PASSAGEM DO DIA DA CRIANÇA E DO PROFESSOR

FOI UM DIA MEMORÁVEL PARA TODOS OS PARTICIPANTES.

Paulo Tbacker - 20/10/2021 [atualização - 31/10/2021]

Parabéns aos Ex-alunos do Taquari - RS. A gratidão é a nossa marca como Família de Dom Bosco e nosso foco são os preferidos dele. Parabéns Tbacker.

Marcos Flávio - 22/10/2021
Salvador-BA PRIMEIRO ENCONTRO DE EX-ALUNOS ( Comente! )

No dia 23/10/2021, aconteceu o Primeiro Encontro de Ex-alunos e Ex-Alunas de Carpina-PE.
Como incentivadores estiveram presentes o Pe. José Lopes Júnior, diretor do Colégio Salesiano da cidade, e o Pe. Eudes Barreto, delegado Inspetorial dos Ex-Alunos; também estavam presentes o vice-presidente da Federação Nacional dos Ex-Alunos de Dom Bosco, Daniel Torres e Gustavo Nery, responsável pelos JEX (Jovens Ex-Alunos) na Inspetoria do Nordeste.

Cerca de 30 ex-alunos estiveram presentes; dinâmicas, leitura orante do Evangelho e entretenimento deram a tônica do evento que durou toda a manhã.

O entusiasmo do grupo é grande e já ficou marcado o próximo encontro para o dia 20/11/2021 com o objetivo de organizar o movimento e planejar uma ação concreta de solidariedade.

Daniel Torres - 27/10/2021 [atualização - 27/10/2021]
Campos dos Goytacases-RJ EX-ALUNOS DE CAMPOS-RJ ( Comente! )

ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE CAMPOS DOS GOYTACASES



DIA DOS EX-ALUNOS

No dia 24 de outubro aconteceu a missa dos Ex-alunos de Dom Bosco do Colégio Salesiano de Campos, Rio de Janeiro. É um começo promissor na organização do movimento exalunal na cidade. A espiritualidade foi o ponto alto; o clima de piedade durante a santa missa mostrou a formação primorosa que moldou a personalidade dos ex-alunos e ex-alunas durante tantos anos e permanece até o presente.

Giovanna - 25/10/2021 [atualização - 25/10/2021]
Belo Horizonte-MG ELEIÇÃO FIEADB-ISJB ( Comente! )


No dia 22 de outubro próximo passado ocorreu, em cumprimento do Estatuto da Federação Inspetorial dos Ex-Alunos e Ex-Alunos da Inspetoria são João Bosco, a Assembleia Eletiva, para a eleição do novo Presidente da organização. O processo transcorreu, por aplicativo do Google; e pelo google meet, de maneira tranquila. A participação foi acima do esperado. Os ex-alunos entravam na reunião, votavam e saíam; outros permaneciam algum tempo conversando e trocando algumas ideias; alguns outros permaneceram todo o tempo na reunião em conversa descontraída.
No início do processo eletivo eram 03 os candidatos; com o desenvolvimento dos encontros, diálogos e sugestões, dois deles declinaram da candidatura em favor do terceiro, no intuito de se formar um grupo forte na unidade e fraternidade que o movimento exige.
O então candidato Bernardo Borges foi eleito para a gestão de outubro/2021 a outubro/2025.
Todos os ex-alunos e ex-alunas do ISJB desejam ao novo Presidente da FIEADB-ISJB uma gestão profícua.
A posse ocorreráa no dia 26 de outubro, às 20h, pelo google meet.

Nas fotos, 03 momentos descontraídos da Assembleia.

Edu Oliveira - 24/10/2021 [atualização - 24/10/2021]
Porto Alegre-RS CONGRESSO EX-ALUNOS América ( Comente! )


Com o lema A ESPERANÇA NOS MOVE, reuniram-se de 15 a 17 de novembro de forma online, os Presidentes das Federações Nacionais da América, acompanhados pelo vice-presidente, Delegado Nacional e representante do JEX; do Brasil participaram Oswaldo Dalpiaz, Daniel Torres, P. Dacio Bona, Gustavo Nery e Eduardo Cavalcante, Vice-presidente Mundial e Conselheiro para as Américas. .

O Congresso teve como objetivo:

  1. ser um momento de animação e fortalecimento dos vínculos entre as Federações:
  2. ser um momento formativo;
  3. ser um momento para ver como está o Movimento na América e
  4. estudar questões que poderão ser levadas à Assembleia Mundial que ocorrerá de 26 a 28 de novembro.

Os momentos de espiritualidade foram muito significativos. Bem preparados e adequados.

Para a formação foram utilizados dois documentos: a Estreia do Reitor-Mor e o Documento de Aparecida. Foram momentos muito ricos, principalmente com a reflexão sobre o desafio de nos tornarmos, cada vez mais, autênticos missionários do Evangelho, caminhando dentro da perspectiva da sinodalidade que o Papa Francisco tem insistido.

O Congresso também mostrou que o Movimento está se solidificando cada vez na América, com novos envolvimentos, com o surgimento de novas iniciativas e, principalmente, com a presença de jovens Ex-alunos desejando espaços para se engajarem na difusão do Carisma de Dom Bosco.

Oswaldo Dalpiaz - 18/10/2021 [atualização - 18/10/2021]
Porto Alegre-RS CONGRESSO EX-ALUNOS América ( Comente! )

No dia 16 de outubro ocorreu o segundo dia do Congresso dos Presidentes e Delegados Nacionais dos Ex-Alunos da América.
O dia começou com uma reflexão feita pelo Dalpiaz sobre o tema do Discípulo Missionário, a partir do Documento de Aparecida, colocando aí a presença dos Ex-Alunos.

A seguir houve uma apresentação da atividade dos JEX do México. Foi muito interessante e mostrou que é possível envolver os jovens no Movimento. Gustavo, líder JEX de Salvador-BA, Brasil, também apresentou em vídeo o trabalho feito pelo JEX de Salvador. Agradou a todos.

À tarde houve a apresentação de atividades feitas pelos Ex-Alunos realizadas em alguns países.

Os representantes do Peru mostraram como os Ex-Alunos estão presentes no Centro Social Salesiano, fazendo ações sociais e atendimento a pessoas carentes.

O pessoal do México mostrou um projeto de formação dos Ex-Alunos. Muito interessante; este trabalho poderá ser levado às nossas Federações.

Já os Equatorianos mostraram uma iniciativa interessante. Através do Espaço Social Salesiano, além do atendimento de pessoas carentes, possuem um projeto direcionado aos Ex-Alunos onde procuram difundir o carisma salesiano, mostrar quem são os Ex-Alunos e o que fazem no mundo.

Na Guatemala os Ex-Alunos mantém uma escola profissional com 5 cursos técnicos, além de outras atividades formativas e sociais.

No final da tarde foi feita uma discussão sobre a possibilidade de se alterar alguns artigos do Estatuto Mundial na próxima Assembleia Mundial que ocorrerá no final de novembro.

A troca de experiências e a presença de jovens nas salas deixou todos contentes.

Não estamos sós; são muitas as realizações pelos Ex-Alunos.

Oswaldo Dalpiaz - 17/10/2021 [atualização - 18/10/2021]

Parabéns Dalpiaz, Gustavo, Daniel e Eduardo! As ações dos Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco começas a ter visibilidade, mais unidade e maior organização.

Marcos Flávio - 17/10/2021
Anápolis-GO EX-ALUNAS FMA ( Comente! )


As Ex-Alunas e Ex-Alunos das Filhas de Maria Auxiliadora, em Anápolis-GO, recomeçam paulatinamente aas suas atividades presenciais, dentre elas a récita do Terço que ocorre às quintas-feiras. A presença é signicativa comoo já noticiamos em outras ocasiões, em especial a aproximação lenta mas firme de jovens, fato extremamente gratificante. Nas fotos a bandeira da associação e a logomarca mundial das Ex-Alunas.

Solange Abadia - 17/10/2021 [atualização - 18/10/2021]

Parabéns Ex-alunas e Ex-alunos FMA e obrigado por enriquecer a nossa "Formação Continuada" enriquecendo-nos nesse 16/10, via on line, e por nos fazer conhecer mais esse Grupo da Família Salesiana, tão parecido com o Grupo dos Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco.

Marcos Flávio - 17/10/2021
Pará de Minas-MG MAIS UMA OBRA SALESIANA ( Comente! )

O dia 15 de outubro de 2021, além das alegrias pelo dia do Professor, a cidade mineira de Itaúna, localizada nas proximidades de Pará de Minas, se regozijou com a inauguração de um Oratório, cujo nome homenageia Mamãe Margarida. É um trabalho que amadureceu pelo empenho de alguns líderes exalunais da cidade, com o apoio e as devidas orientações da Associação de Pará de Minas-MG. A pujança da obra de Dom Bosco e o amor dos seus ex-alunos e ex-alunas se reflete no despertar das juventudes para a santidade salesiana concretizada no aforismo "bom cristão e honesto cidadão.

Na foto, Pe. Jurandyr, Marcos e Ex-Alunos e Ex-Alunas voluntários no dia da inauguração [clique na foto].

Marcos Flávio - 17/10/2021 [atualização - 17/10/2021]
Porto Alegre-RS CONGRESSSO EX-ALUNOS América ( Comente! )

Teve início na noite do dia 15 de outubro, o congresso dos Presidentes e Delegados da Federações de Ex-alunos da América; a Delegação Brasileira é composta por Oswaldo Dalpiaz, Pe. Dácio, Daniel Torres e Gustavo. É um encontro de animação e de projeção que, mesmo realizado de forma online, possibilita a troca de algumas ideias, o aprofundamento de questões fundamentais e outras e, principalmente, a busca da unidade de ação, caminhada necessária para que nosso Movimento crie cada vez mais raízes profundas.
Novas notícias serão divulgadas em breve.

Oswaldo Dalpiaz - 16/10/2021 [atualização - 16/10/2021]
Goiânia-GO SER EDUCADOR ( Comente! )

Ser Professor é ser Educador.

Ser Educador é abrir janelas para o mundo e mostrar a beleza do Criador.

  1. “Ser educador é professar a fé no ser humano que, se humanizando, torna este mundo a casa de todos"!
  2. Ser professor/Educador é consumir horas e horas pensando em cada detalhe do ensinamento que, mesmo ocorrendo todos os dias, é sempre única e original!
  3. Ser educador é entrar cansado no “sagrado espaço” da vida de nossos educandos e, diante da reação de cada um, inesperada, sempre imprevista, transformar a fadiga em uma maravilhosa aventura de ensinar e aprender!
  4. Ser professor é apontar caminhos… É se colocar ao lado…, é dar as mãos e permitir que novas possibilidades se descortinem no horizonte do aparentemente comum!
  5. Ser professor/Educador é acreditar que a educação não muda a sociedade mas muda as pessoas e pessoas transformadas transformam a sociedade!
  6. Enfim… no trilho de uma ferrovia, no bisturi da cirurgia, no tijolo na olaria, no arranque do motor, tudo o que se cria na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura, em toda a teoria, tudo que se inicia, em todo bom começo, sendo feito com amor, tem um bom educador!”.

Parabéns professor.
Homenagem da Associação de Ex-alunos (as) Salesianos de Goiânia.
Ernestino - 15/10/2021 [atualização - 15/10/2021]

Deixamos também aqui as nossas homenagens a todos os educadores salesianos, aqueles das obras sociais, aqueles do Apoio Logístico e aqueles das escolas e paróquias. Cada um tem um compromisso com o carisma salesiano e um "contrato" com Dom Bosco de levar Cristo à alma de cada jovem.

FIEADB-ISJB - 15/10/2021
Campos dos Goitacazes-RJ EX-ALUNOS DE CAMPOS-RJ ( Comente! )

ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE CAMPOS DOS GOYTACASES

Pe. Francisco - 14/10/2021 [atualização - 14/10/2021]
Goiânia-GO PROGRAMAÇÃO CJ - GOIÂNIA ( Comente! )

-----

Programação da reta final e início de 2022:

8h15/10elebração c/café da manhã para as monitoras do Centro Juvenil
11h19/10Celebração - Aniversariantes do mês – Almoço
19h30min19/10Reunião virtual – Servidoras do Centro Juvenil
9h20/10Reunião da Diretoria ‐ preparação Missa FS e Retiro Espiritual
20h22/10Assembleia da FIEADB- eleição novo Presidente. Goiânia-8 delegados
-----01ª26/11Análise do Plano de Ação e Aplicação da Associação p/2022
-----16ª26/11Matrícula para os da Casa
16h30min7/11Missa da FS – Paróquia - Após a Missa, Reunião
7h30min05/12Retiro Espiritual – Família Salesiana na Paróquia São João Bosco
-----06ª10/12Matrícula para os novatos
19h17/12Encerramento e exposição das atividades/ Cantata de Natal
-----20ª22/12Planejamento anual ‐ 2022
-----20/12Início da Reforma da Cozinha
11h2/12Confraternização com a equipe do Centro Juvenil
-----23/12ª09/01ecesso
-----10/01Limpeza geral/ Organização
----11ª14/01Semana pedagógica
-----17ª21/01Planejamento e Organização das atividades
-----04/02Início das atividades
Ernestino - 14/10/2021 [atualização - 14/10/2021]
Pará de Minas-MG FESTA DAS CRIANÇAS ( Comente! )

Festa no Oratório Pe. Falcone - Pará de Minas pelo dia das crianças com muita música, guloseimas e brincadeiras.
Além das atividades normais do Oratório Festivo aos sábados, Ex-alunos e Voluntários se uniram para proporcionar um dia de Oratório diferente! Sorvete, pipoca, suco, sacolinha surpresa para atender a todos. Participaram em torno de 150 crianças e adolescentes. Foi muito positivo para os preferidos de Dom Bosco, Ex-alunos e Voluntários.

Clique na imagem.

Marcos Flávio - 10/10/2021 [atualização - 10/10/2021]
Anápolis-GO EX-ALUNAS FMA ( Comente! )






No dia 30 de setembro último passo ocorreu a primeira récita do Terço das Ex-Alunas e Ex-Alunos das FMA, na Capela Colégio Auxilium, em Anápolis-GO. Foi o primeiro terço presencial desde que começou a pandemia.

Foi muito significativa a presença de um grupo de jovens que, ao receberem o convite, responderam positivamente e compareceram, dando assim forte; testemunho.

Solange Abadia - 09/10/2021 [atualização - 09/10/2021]
Porto Alegre-RS INSPETORIA SÃO PIO X ( Comente! )

Na noite do dia 4 de outubro, a Federação dos Ex-alunos da Inspetoria S. Pio X, de Porto Alegre-RS, fez nova reunião com seus associados. Apesar dos “desencontros” provocados pela saída do ar do whatsapps, a reunião teve representantes de todos os Grupos.

A formação foi feita pelo P. Dirceu Bonotto que, a partir do documento da Igreja sobre os Leigos, fez considerações muito pertinentes à presença dos Ex-alunos junto à Igreja, à sociedade e à família. Realmente, o Documento da Igreja é muito rico em reflexões e pode ser um belo instrumento de formação dos Ex-alunos nos seus Grupos.
Um outro momento formativo e de motivação foi feito pelo presidente nacional, Oswaldo Dalpiaz, que situou a Federação Inspetorial dentro de um contexto maior, buscando integrar os projetos do Conselho Mundial e Nacional com os projetos da Inspetoria. É importante para os Ex-alunos sentirem-se “juntos” com os demais Ex-alunos do mundo e do Brasil. Nunca como agora é importante que cultivemos a perspectiva de buscar a unidade e responder ao desejo de Jesus que disse “para que sejamos um”.
O outro momento importante foi quando os presentes comentaram suas ações junto os com seus Grupos. Foi um momento muito rico. Apesar do isolamento provocado pela pandemia, a vida dos Grupos continua com reuniões e com ações de solidariedade. Além disso, o que provocou muito entusiasmo em todos foi o desejo de apoiar os jovens ex-alunos e trazê-los para às Uniões. As iniciativas estão sendo bastante positivas.

Oswaldo Dalpiaz - 05/10/2021 [atualização - 05/10/2021]
FIEADB-ISJB ALBERTO MARVELLI ( Comente! )

veja o vídeo
O MARVELLI - PATRONO DA FIEADB

Alberto Marvelli nasce no dia 21 de março de 1918 em Ferrara, segundo de sete filhos. Quando se transfere a Rimini com a família, frequenta o Oratório salesiano. Sempre disponível e líder, torna-se o braço direito dos Salesianos. Toma como modelos Domingos Sávio e Pier Giorgio Frassati. Aos 17 anos escreve em seu diário um projeto de vida que atualizará sempre.
Torna-se presidente do grupo oratoriano da Ação Católica. Presta serviço na Igreja de Rimini como vice-presidente diocesano da Ação Católica. Estudante de engenharia em Bolonha, participa ativamente da FUCI-FEDERAÇÃO UNIVERSITÁRIA CATÓLICA ITALIANA, sempre fiel à eucaristia quotidiana. Forma-se em 1942 e começa a trabalhar na Fiat de Turim. Faz o serviço militar em Trieste e consegue levar muitos de seus companheiros à Eucaristia.

Durante a IIª guerra torna-se apóstolo entre os refugiados e uma providência para os pobres. Após a guerra, é nomeado assessor municipal junto ao ofício de reconstrução e responsável pela engenharia civil: "Os pobres passem por primeiro dizia os outros podem esperar".
Aceita participar das eleições nas listas da Democracia Cristã. É reconhecido por todos como cristão empenhado; um adversário comunista dirá: "O meu partido pode até perder. Basta que o engenheiro Marvelli se torne prefeito".

A devoção mariana e à Eucaristia foram as colunas da sua vida: "Um mundo novo foi aberto para mim ao contemplar Jesus Sacramentado. Sempre que me aproximo da santa Comunhão, e Jesus, em sua divindade, entra em contato com a minha alma, é uma chama que queima e que consome, mas que me torna muito feliz!".

Morreu atropelado por um caminhão militar no dia 5 de outubro de 1946. Foi, como queria Dom Bosco, bom cristão e honesto cidadão, empenhado na Igreja e na sociedade com coração salesiano. Na juventude fez seu o lema: Ou viver subindo ou morrer. Foi beatificação em Loreto – Itália – aos 05/09/2004 por João Paulo II.
FIEADB-ISJB - 05/10/2021 [atualização - 05/10/2021]
Belo Horizonte-MG ELEIÇÃO FIEADB-ISJB ( Comente! )

No dia 04 de outubro aconteceu a reunião ordinária da diretoria da FIEADB-ISJB.
Neste encontro foram definidos todos os detalhes para a eleição da nova diretoria que ocorrerá no dia 22 do corrente mês.
O aplicativo a ser usado para o processo eletivo será o Google que oferece todas as ferramentas necessárias para o bom andamento da eleição. Agora já está tudo pronto; é seguir em frente com a inspiração carismática de Dom Bosco.

Edu Oliveira - 05/10/2021 [atualização - 05/10/2021]
Goiânia-GO ANIVERSÁRIO CENTRO JUVENIL-GOIÂNIA ( Comente! )

No dia 27 de setembro de 2021 a Associação de Ex-alunos Salesianos em Goiânia completou 57 anos de existência. O Centro Juvenil está completando 21 anos de funcionamento.

Somamos mais de 1350 crianças atendidas. Construímos um prédio com 2 pisos com mais de 385 m2. Imaginem a quantidade de pessoas que já participaram desse projeto. Temos hoje 66 contribuintes mensalistas. Temos um grupo de parceiros que nos ajuda. O trabalho continua, apesar das dificuldades. Com Deus no comando, haverá de prolongar por muitos e muitos anos.
Estamos trabalhando o projeto orçamentário de 2022; começamos hoje a receber as doações referentes ao mês de Setembro.

Ernestino - 01/10/2021 [atualização - 01/10/2021]
Salvador-BA REUNIÃO DA DIRETORIA SALVADOR-BA ( Comente! )


No dia 28 do corrente mês ocorreu a primeira reunião da diretoria da Associação de Ex-Alunos desde o início do período pandêmico. Os cuidados com a saúde são grandes mas o entusiasmo, a alegria de ser salesiano no mundo é é maior ainda.

A recomendação do Presidente da associação é bem bosquiana: "Avante pessoal! Ao trabalho."

Daniel Torres - 30/09/2021 [atualização - 30/09/2021]
Salvador-BA ENCONTRO DE EX-ALUNOS/EX-ALUNAS JEX ( Comente! )

No dia 25 deste mês de setembro ocorreu o ENCONTRO JEX [jovens Ex-Alunos] da cidade de Recife-PE, conforme agendamento com a devida antecedência.
O encontro é um dos brilhantes resultados do trabalho das lideranças jovens para a animação do movimento exalunal da cidade.

O evento foi realizado no auditório João Paulo II, do SALESIANO RECIFE, com início às 9h. O mote motivador foi: UMA VEZ SALESIANO, PARA SEMPRE SALESIANO.

A avaliação por parte de todos é muito positiva: a alegria, a confraternização de ações e ideias, o momento de recordação e oração deram a tônica.
O desejo externado de todos é que o movimento cresça garantindo assim o contínuo SER SEMPRE SALESIANO.
Para os organizadores, este início do trabalho com os JEX é mais uma vitória de Dom Bosco.

Daniel Torres - 25/09/2021 [atualização - 25/09/2021]
Porto Alegre-RS ENCONTRO EX-ALUNOS ASCURRA-SC ( Comente! )


Ocorreu no dia 19 do corrente mês a Missa no encontro de Ex-Alunos, em Ascurra - SC.

Com certa limitação ainda, mas a Associação de Ex-Alunos conseguiu manter a tradição do encontro no terceiro domingo de setembro.
Apesar das dificuldades de todos conhecidas não faltou o entusiasmo e o amor a Dom Bosco.

Oswaldo Dalpiaz - 24/09/2021 [atualização - 24/09/2021]
Pará de Minas-MG IMPERATRIZ DO BRASIL ( Comente! )

FIEADB-ISJB - 16/08/2021 [atualização - 24/09/2021]

Toda vez que escuto histórias sobre a Princesa Isabel, mais a estimo e mais creio que mesmo sem ser canonizada, tanto ela quanto a Princesa Leopoldina poderiam ser consideradas santas do Brasil.
A Princesa Isabel sabia de antemão o custo que pagaria por assinar a Lei Áurea, o seu trono.
Viva a Senhora Aparecida, Imperatriz do Brasil, agora e sempre. Amém.

Ivophrancis - 19/09/2021
Campos dos Goitacazes-RJ EX-ALUNOS DE CAMPOS-RJ ( Comente! )


Os Ex-Alunos e Ex-Alunas de Campos dos Goitacazes, no Estado do Rio de Janeiro, estão se organizando, sob a batuta do Pe. Francisco, Diretor d Colégio.

A entusiasmo é grande. A motivação é fundamentada na ideia de que cada Ex-Aluna e cada Ex-Aluno dão continuidade à missão de Dom Bosco, Pai e Mestre das Juventudes: fazer a diferença, ser sal e luz para os jovens e ser bons cristãos e honestos cidadãos.

Pe. francisco - 24/09/2021 [atualização - 24/09/2021]
Joinville-SC EX-ALUNOS DA INSPETORIA DO SUL ( Comente! )

Neste tempo de incertezas, dúvidas, distanciamento, não podemos cruzar nossos braços e esperar tudo passar. Precisamos sair do nosso comodismo e tocar nossa vida, não como era antes, mas sim, renovada de muita espiritualidade e fé. "Fé sem obras é morta".

Ocorrerá no dia 04/10/2021, a LIVE com os Ex-Alunos/Ex-Alunas de Dom Bosco da Inspetoria São Pio X.

Padre Dirceu, Pároco da Paróquia Salesiana de Joinville, e Osvaldo Dalpiaz, Presidente Nacional dos Ex-Alunos do Brasil serão os assessores para apresentações e debates.

O evento terá início às 19h45min. com término às 21h30min. aproximadamente.
A participação é livre para todas aas Inspetorias

Link da videochamada: https://meet.google.com/tfw-npcx-mmf

[Brasilino Catarino-Presidente da Federação Inspetorial de Ex-Alunos(as) DB-ISPIOX]

Brasilino - 23/09/2021 [atualização - 23/09/2021]
Pará de Minas-MG PUBLICO ( Comente! )

OS ORATÓRIOS FESTIVOS – AS MISSÕES – AS VOCAÇÕES

PE. PAULO ALBERA

Carta circular n. 10, 31 de maio de 1913

Os Oratórios festivos – As Missões – As Vocações

O P. Albera, na carta circular sobre os oratórios, as missões e as vocações, refere que o P. Rua disse certo dia a um Salesiano que estava enviando para abrir um oratório festivo: «Ali não há nada, nem mesmo o terreno e o espaço para acolher os jovens, mas o Oratório festivo está em ti: se fores um verdadeiro filho de Dom Bosco, tu o encontrarás bem ali onde o podes plantar e fazer crescer como uma magnífica árvore cheia de belos frutos».

Prossegue o P. Albera: «E assim foi, porque em poucos meses o Oratório era belo e amplo, lotado de centenas de jovens, dos quais os mais velhos rapidamente se tornaram apóstolos dos mais pequenos» (P. Ángel Fernández Artime, “Carta do Reitor-Mor”, ACG 436, julho-dezembro de2021)

  1. Nos aposentos do Pai.
  2. A pedra angular da nossa Obra.
  3. O Oratório festivo de Dom Bosco é para todos.
  4. Para formar dignos habitantes do céu.
  5. O Oratório é a alma da nossa Pia Sociedade.
  6. Sempre avante para a meta.
  7. As energias vitais do Oratório.
  8. O segredo para fazê-lo funcionar.
  9. «... O Oratório festivo está em ti... ».
  10. ........

Turim, 31 de maio 1913.
Oitava de Maria SS. Auxiliadora

PE. JURANDYR - 22/09/2021 [atualização - 22/09/2021]
Recife-PE ENCONTRO EX-ALUNOS JEX ( Comente! )


Ocorrerá no dia 25 deste mês o encontro de jovens ex-alunos e ex-alunas de Recife.

O encontro e um dos brilhantes resultados do trabalho das lideranças jovens de animação do movimento exalunal da cidade.
O evento será no auditório João Paulo II, do SALESIANO RECIFE, tendo início às 9h.
O mote motivador é: UMA VEZ SALESIANO, PARA SEMPRE SALESIANO.

Flávia Lima - 22/09/2021 [atualização - 22/09/2021]
Pará de Minas-MG VISITADOR PARA A AMÉRICA LATINA ( Comente! )


A visita do Pe. Gabriel Romero em Pará de Minas, Minas Gerais, continua dando frutos; hoje a visita foi no Oratório Pe. Falcone - Pará de Minas
Pe. Gabriel, Visitador para a América Cone Sul visita o Oratório Pe. Falcone.
Estiveram com ele: o Pe. Jurandyr Araújo (Delegado da FS), o Pe. Denis(responsável pelos Aspirantes) e os Aspirantes.
Pe. Gabriel nos prestigiou com um "boa tarde" formativo, e motivou a todos os jovens a voltarem a Dom Bosco.
Depois de conhecer os espaços do Oratório, interagiu com as crianças e jovens nos jogos e com boas conversas. Foi muito positivo.

Marcos Flávio - 18/09/2021 [atualização - 23/09/2021]
Pará de Minas-MG VISITADOR PARA A AMÉRICA LATINA ( Comente! )

No dia 17 de setembro de 2021, em visita à Casa Salesiana de Pará de Minas, o Conselheiro do Reitor Mor para a América Região Cone Sul, Pe. Gabriel Romero, realizou uma reunião com o Conselho Local da Família Salesiana, com a presença de Pe. Jurandyr (SDB), Marcos (EADB) Gisele(ADMA) e Adelmir (SSCC).
Pe. Gabriel perguntou sobre as ações, acompanhamento dos Salesianos, ações conjuntas e deu sugestões. Cada representante teve a oportunidade de falar sobre o seu grupo.
Por fim incluiu em sua agenda uma visita ao Oratório Pe. Falcone, coordenado pelos Ex-alunos, para conhecer a obra e o trabalho e dar o "boa tarde" aos oratorianos.

Marcos Flávio - 18/09/2021 [atualização - 21/09/2021]
São João del Rei-MG MAIOR OPERISTA DAS AMÉRICAS ( Comente! )

Nesta data de 16 de setembro completam-se 125 anos da morte de um de nossos mais ilustres patrícios que dignificou e elevou o nome de sua pátria, sendo portanto merecedor da efeméride de hoje e de toda honraria.

Em homenagem ao maior operista americano de todos os tempos, MAESTRO Antônio CARLOS GOMES (1836-1896), tenho o prazer de trazer ao leitor um conjunto de anotações de cunho histórico, que refletem meu interesse em prestar o mais digno reconhecimento ao grande musicista pelo seu grande espírito de brasilidade, que sempre conservou, mesmo no exterior.

CLIQUE AQUI PARA VER AS ANOTAÇÕES COMPLETAS DE CUNHO HISTÓRICO

Francisco Braga - 17/09/2021 [atualização - 18/09/2021]
Belo Horizonte-MG PROCISSÃO DE DOM BOSCO ( Comente! )

Depois de 10 anos, Lago Paranoá recebe novamente a Procissão Náutica de Dom Bosco; barcos, lanchas e catamarãs tomaram o Lago Paranoá no fim da manhã deste domingo (29/8). Mais de 30 embarcações acompanharam a procissão, guiada por um catamarã clerical, com a imagem de Dom Bosco na proa.
Entre as autoridades presentes, estavam o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha; a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires; o secretário de Economia do DF, André Clemente e o Almirante Kerr, comandante do 7 Distrito Naval.
O evento comemorativo do aniversário de Dom Bosco começou às 8h, com uma carreata partindo do Santuário São João Bosco, na 702 Sul, com destino à Ermida Dom Bosco, para a tradicional missa campal, realizada anualmente.
Por volta de 11h30mim, a procissão largou do deck da ermida rumo à Ponte JK, onde o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, concedeu uma benção. Após a chegada do Lago Paranoá, o evento seguiu em carreata até a Paróquia São João Bosco, no Núcleo Bandeirante.
Cerca de 430 pessoas participaram da missa campal, entre autoridades, convidados e fiéis. Os protocolos de segurança contra a covid-19 foram seguidos durante todo o culto.
O governador participou do começo da procissão em uma lancha própria, acompanhado da primeira-dama, do filho mais novo e de amigos próximos. Ibaneis conduzia a embarcação.
O evento foi organizado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur), com apoio da Secretaria de Governo (Segov). A Marinha do Brasil prestou suporte logístico à comemoração, que contou também com a participação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), além da parceria da Arquidiocese de Brasília.

FIEADB-ISJB - 30/08/2021 [atualização - 21/09/2021]
Porto Alegre-RS ENCONTRO NACIONAL EX-ALUNOS DE DOM BOSCO ( Comente! )

No dia 26 de agosto, a convite da Presidência da Federação Nacional dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco do Brasil, ocorreu o ENCONTRO NACIONAL em homenagem ao 206º aniversário de Dom Bosco no dia 16 de agosto.O Presidente Oswaldo Dalpiaz deu início ao encontro com as boas vindas a todos os presentes salientando a pujança e entusiasmo do Grupo. Vários Ex-Alunos e Ex-Alunas fizeram o uso da palavra dissertando sobre o movimento exalunal, mostrando os avanços e atestando a fidelidade e amor a Dom Bosco. Dispensam-se os elogios: FOI SIMPLESMENTE FANTÁSTICO. Houve momento em que se contava com a presença de cerca de 70 participantes, além de um bom número que justificou a ausência por razões de força maior ou de outros compromissos.
Foi motivo de regozijo a presença de muitos jovens, fato que demonstra que o tabalho ao longo dos anos, a despeito de adversidades, não foi em vão. Os frutos estão sendo colhidos no entusiasmo dos jovens que atestam o compromisso de se manter acessa a chama da educação salesiana que os fez "SAL na terra e LUZ no mundo".

PALAVRAS DO PRESIDENTE - Oswaldo Dalpiaz.

Prezados Ex-alunos e Ex-alunas.

O encontro realizado ontem à noite foi memorável. Certamente, foi um dos momentos mais ricos do Movimento dos Ex-alunos/as de Dom Bosco deste ano. Bons momentos formativos, excelentes depoimentos, muita participação e, naturalmente, um reforço no projeto de nos mantermos firmes seguindo os ensinamentos de Dom Bosco.
Que entusiasmo contagiante nos proporcionou a presença dos Jovens! É o novo fermento que fará que jamais nosso movimento caia na tristeza de se tornar offline. Obrigado pela participação. Vida longa aos novos Grupos que estão surgindo.
Vamos em frente. O Brasil precisa muito do “sal e da luz” dos seguidores de Dom Bosco.
Obrigado a todos aqueles que puderam estar conosco. Um agradecimento especial ao Daniel e ao Gustavo, que além de todo o apoio temático, nos deram também o suporte tecnológico.
Que Dom Bosco sempre nos acompanhe e que Maria Auxiliadora estenda seu manto sobre nós.
Um grande abraço.

CONSELHO NACIONAL - 27/08/2021 [atualização - 19/09/2021]
Nova Lima / MG DIA DE ORAÇÃO PELA FSALESIANA ( Comente! )

No dia 24 de agosto os Ex-Alunos e Ex-Alunas da ISJB, convocados pela FIEADB-ISJB, promoveram um encontro para rezarem pela FS, em particular pelo Grupo dos Ex-Alunos de Dom Bosco e das Ex-Alunas FMA. O encontro foi muito rico, principalmente pela fala do Ex-Aluno Willer que, usando uma maneira diferente e didática, dissertou sobre a "espiritualidade" do Grupo; soube trazer para a realidade dos dias atuais as motivações do carisma de Dom Bosco que levam ao aprofundamento da espiritualidade.
Ao final os líderes da várias UULL tiveram a oportunidade de apresentar um RX da realidade local; enfatiza-se a presença, em todos os encontros, das Ex-Alunas FMA que fizeram também o uso da palavra; Willer sintetizou as ideias, originando o quadro que se segue:


FORÇAS

• Missão salesiana;
• Atividades: esportes, festas religiosas, gincanas;
• Encontros de Espiritualidade;
• Formação da UL BH em andamento;
• Acolhida de novas pessoas para oportunidade do trabalho;
• Em Campos fazem o trabalho de cadastro para identificar e motivar os interessados em participar dos ex-alunos;
• Entender o que os EX ALUNOS precisam fazer;
• Empenho para as ex alunas organizarem as UULL;
• Vontade de ex alunos continuarem o sonho de Dom Bosco;
• Sentimento de pertença na família Salesiana;
• Vontade e coragem em assumir compromissos.
OPORTUNIDADES

• Interação com a Igreja local;
• Abertura do jovem para participar das obras dos ex-alunos;
• Identificação de ações da UL LOCAL para (re) organizar os trabalhos, respeitando realidade dos colaboradores;
• Apoio da ISJB para buscar/fazer projetos em Pará de Minas;
• Apoio do Inspetor/Inspetoras para o trabalho;
• Ex alunos, mesmo sem presença salesiana, fazem o sonho acontecer e estão se associando, tendoo apoio de Para de Minas;
• Apoio de salesianos diretores nas localidades;
• Trabalho em Rede.

FRAQUEZAS

• Poucos recursos em Pará de Minas;
• Questão de organização das UL, grupos e inserção de novos EX ALUNOS nas diversas localidades;
• A inconstância nas atividades de grupos consolidados;
• Preocupar com o estatuto e esquecer da missão.

AMEAÇAS

• Trabalho e o tempo de dedicação que pode interferir nas atividades;
• Com a pandemia COVID-19, a ausência de contatos entre ex alunos/ ex alunas.


Ivo Phrancis - 26/08/2021 [atualização - 23/09/2021]
Porto Alegre-RS ENCONTRO NACIONAL EX-ALUNOS ( Comente! )


Encontro Nacional dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco

Quinta-feira, 26 de ago - 19:30 – 21:30

Link da vídeo chamada: https://meet.google.com/sya-eatw-tyz

Oswaldo Dalpiaz - 22/08/2021 [atualização - 19/09/2021]
Recife-PE ENCONTRO EX-ALUNOS/EX-ALUNAS JEX ( Comente! )


A Ex-Aluna de Recife, Flávia Lima [Flavinha] compartilhou com todos a recepção aos jovens-ex-alunos JEX [Jovens Ex-Alunos] do ano de 2020.
O Grupo estava reunido para a aula da saudade, realizada somente agora em decorrência da pandemia; Flavinha abriu o encontro, dando as boas vindas e recebendo a todos os JEX na União Local de Recife-PE; aproveitou a oportunidade para fazer o convite para participarem do encontro Jex, em Recife, que ocorrerá dia 25/09/2021.

Flávia Lima - 21/08/2021 [atualização - 18/09/2021]
Pará de Minas-MG CONGRESSO EUCARÍSTICO ( Comente! )

>>imagem: Catedral de San Adalberto de Esztergom, também conhecida como Basílica de Esztergom.

Budapeste, a maravilhosa capital da Hungria, vai se tornar a capital do cristianismo de 5-12 de SET de 2021.
A cidade banhada pelo Danúbio receberá o Papa Francisco, que presidirá os eventos principais do Congresso Eucarístico Internacional, um encontro da Igreja Católica para manifestar amor a Cristo na Eucaristia e testemunhar ao mundo o amor infinito de Deus pelos homens e mulheres.
O evento contará com missas ao ar livre, shows, exposições, performances, depoimentos, visitas históricas, programas familiares e um festival de cinema.

FIEADB-ISJB - 20/08/2021 [atualização - 19/09/2021]
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

Tenha no dia de hoje uma quarta-feira de muita paz e serenidade, pois Deus fará com que os bons ventos toquem para bem longe aquilo que não é d’Ele e, acredite, virá pra você apenas o que for verdadeiro e que lhe fará muito bem.
Construa a sua felicidade sem se esquecer de que “ser feliz não significa não ser atingido por nada". Ser feliz significa, mesmo na tristeza e na dor, não se sentir miserável, desafortunado ou incapaz; significa poder compreender que na vida existem polaridades, diversidades e, não raro, revezes. Significa poder dizer “sim” à vida, independentemente do que ela nos apresente.
Não podemos edificar nosso projeto de felicidade criando vínculos de dependência com circunstâncias externas alheias à nossa alma e ao nosso coração.
Que seja muito feliz hoje o seu dia!

Tião Crispim - 18/08/2021 [atualização - 21/09/2021]
Pará de Minas-MG ANIVERSÁRIO DE DOM BOSCO ( Comente! )


FIEADB-ISJB - 16/08/2021 [atualização - 23/09/2021]
Pará de Minas-MG ANIVERSÁRIO DE DOM BOSCO ( Comente! )

Clique aqui e veja este vídeo divulgado pela ANS-Salesianos.

COM DOM BOSCO UM DIA, SEMPRE COM DOM BOSCO

Salesiano um dia, sempre salesiano.

FIEADB-ISJB - 16/08/2021 [atualização - 18/09/2021]
Belo Horizonte-MG FESTA DE DOM BOSCO ( Comente! )


No dia 15 de agosto os Ex-Alunos Elilúcio Rodolpho e Bernardo Borges, da União Local de Belo Horizonte-MG, estiveram em Pará de Minas-MG para participarem das festividades em homenagem a Dom Bosco pela ocorrência de seu 206º aniversário.

Bernardo Borges - 15/08/2021 [atualização - 23/09/2021]
Pará de Minas-MG FESTA DE DOM BOSCO ( Comente! )

No dia 15 de agosto ocorreu em Pará de Minas, Minas Gerais, a festa de Dom Bosco. A animação e a alegria foram contagiantes: muitas atividades para as famílias e jovens.

Teve um passeio de bicicleta, promovido e animado pelo Pe. Denis, entusiasta do esporte; a feijoada servida no Patronato ficará na lembrança dos amantes deste prato tipicamente mineiro. A celebração, na parte da manhã foi celebrada pelo Pe. Roberto.

Marcos Flávio - 15/08/2021 [atualização - 19/09/2021]
Belo Horizonte-MG SANTIDADE: "Estar sempre alegre". ( Comente! )

ALETEIA - Francisco Vêneto - publicado em 11/08/21.

A célebre resposta de um menino santo que partiu desta vida aos 15 anos de idade.

Se você soubesse que iria morrer em meia hora, o que faria?
Esta pergunta, que pode ser angustiante para tanta gente, pode ser também inspiradora para muitos outros.
E foi exatamente esta a pergunta que certo padre fez a um grupo de crianças. O sacerdote em questão, que meio mundo conhece hoje como o santo Dom Bosco, estava olhando alguns meninos que brincavam quando decidiu chamar um deles e lhe perguntou:
“Se você soubesse que iria morrer daqui a meia hora, o que você faria?”

O menino respondeu: “Iria para a capela rezar”.

O padre então chamou mais um, que, diante da mesma pergunta, declarou: “Eu iria me confessar”.
Por fim, o padre chamou um terceiro pequenino que ali brincava: era um menino quem meio mundo conhece hoje como São Domingos Sávio, que viria de fato a falecer muito cedo, aos 15 anos de idade, com a firme determinação de antes morrer que pecar.
Dom Bosco perguntou também a ele: “Se você soubesse que iria morrer daqui a meia hora, o que você faria?”

O menino olhou para o padre e lhe respondeu, espontâneo e alegre:

“Eu continuaria brincando!”

Esta é a pureza de uma alma que está sempre pronta para o encontro com o Pai Eterno.

Edu Oliveira - 15/08/2021 [atualização - 23/09/2021]
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

Nesse amanhecer, faça-se benção na vida das pessoas e verá que, no firmamento da existência, a sua estrela terá intensidade do maravilhoso e revigorante brilho do sol.
Seja para as pessoas a materialização do amor de Deus, a manifestação da esperança e a certeza da felicidade para aqueles que dividem com você o milagre da vida.
Que as portas do templo desse novo dia não se feche ao amor (em todas as sua formas e cores ) e que a sabedoria que vem do Alto nos faça compreender que, não raro, nos tornamos mais felizes pelo fato de, sendo felizes, fazermos feliz alguém.

Tião Crispim - 13/08/2021 [atualização - 20/09/2021]
Salvador-BA ANIVERSÁRIO DE DOM BOSCO ( Comente! )

No dia 15 de agosto, domingo, será realizada a segunda edição da Carreata com Dom Bosco, que nasceu em 2020 mostrando grandiosidade, reunindo mais de 200 carros e arrecadando alimentos que foram doados para famílias em situação de vulnerabilidade social. A carreata solidária, que sairá às 8h30 do Colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela, em direção ao Liceu Salesiano do Salvador em Nazaré, seguirá adaptada para respeitar todas as medidas de biossegurança orientadas pelas autoridades de saúde e prevenção da contaminação por Covid-19.

Daniel Torres - 12/08/2021 [atualização - 21/09/2021]
Pará de Minas-MG FESTA DE DOM BOSCO ( Comente! )

NOVENA

MISSAS

PASSEIO DE BICICLETA

FEIJOADA

e muito mais

Marcos Flávio - 10/08/2021 [atualização - 19/09/2021]
Porto Alegre-RS ANIVERSÁRIO DE DOM BOSCO ( Comente! )

Prezados Ex-alunos

No dia 16 de gosto celebraremos o aniversário do nascimento de Dom Bosco.
Para comemorar esta data a Federação Nacional programou um encontro de ex-alunos que será realizado no dia 26 de agosto, quinta-feira, das 19h30min às 21h. Será online e o link será enviado pelo Daniel, de Salvador.
Escrevo hoje para que reservem a data. Logo mais será enviado um convite com a programação e mais detalhes.
Convidem, também, os conhecidos e amigos.
Um grande abraço a todos.
Oswaldo Dalpiaz – Presidente da Federação Nacional.

Oswaldo Dalpiaz - 10/08/2021 [atualização - 22/09/2021]
Pará de Minas-MG INAA - CAPOEIRA NO ORATÓRIO ( Comente! )


Após longo período de inatividade, por causa dos protocolos de saúde contra a Covid 19, Pará de Minas-MG retorna para a "onda verde", o que permite o retorno da "Oficina de Capoeira" no Oratório.
O Grupo INAA CAPOEIRA, coordenado pelo Ex-aluno Salesiano, o Borracha [Gabriel], reinicia a oficina às quartas feiras, às 19h30min, e aos domingos, às 9h.

"Tudo por estes jovens amigos meus"(D. Bosco).

Marcos Flávio - 09/08/2021 [atualização - 18/09/2021]
Recife-PE ENCONTRO DE EX-ALUNOS/EX-ALUNAS JEX ( Comente! )


No dia 30 de outubro ocorrerá, em Recife-PE, o grande encontro festivo dos Jovens Ex-Alunos - JEX.

Várias reuniões para planejamento, organização e animação dos jovens vêm acontecendo periodicamente. Pelo trabalho intenso e animação na preparação do evento as expectativas são as melhores.

Flávia Lima - 08/08/2021 [atualização - 21/09/2021]
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA --- SER PAI ( Comente! )

Existem lugares onde nos sentimos afetiva e efetivamente seguros
Existem lugares onde a segurança é traduzida por amor, carinho e estremado afeto.
Existem lugares que, mesmo não existindo palavras, se faz ouvir a voz da alma e os clamores do coração.
Existem lugares onde o espírito reina soberano sobre a matéria, onde o SER se apresenta imponente e vitorioso sobre o TER.
Esse lugar é o coração, a alma, a memória; são as lembranças, os braços fortes e sempre abertos do PAI.
Pai é quem ama para muito além do que podemos compreender.
Pai é base, é pilar, é a sustentação de uma vida.
Pai é um simples mortal que se se esmera, esforça e luta heroicamente para, como um super homem, ser apenas um simples pai.
SER PAI É TÃO DIVINO QUE ATÉ DEUS É POR TODOS, SEM EXCEÇÃO, CHAMADO DE PAI.

Tião Crispim - 08/08/2021 [atualização - 20/09/2021]
Porto Alegre-RS ENCONTRO FESTIVO DE EX-ALUNOS E EX-ALUNAS ( Comente! )

O Encontro Festivo de Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco está marcado para o dia 26 de agosto, às 19h30min. É uma quinta-feira.
Será uma programação festiva; portanto, não só para os integrantes do Conselho. Quanto mais ex-alunos presentes, melhor.
Logo que o convite estiver pronto o enviaremos para que seja divulgado a todos os Grupos.
O importante é que Dom Bosco seja lembrado e sempre faça parte de nossa vida.
Não nos esqueçamos de rezar uns pelos outros. Isso nos fortalece e nos dá ânimo para levar adiante o Projeto de Deus a nosso respeito.
Rezemos, também, pelo nosso colega Thiago que está bastante doente.
E a todos os PADRES, nosso agradecimento e nossas preces.
Um grande abraço a todos.

Oswaldo Dalpiaz - 08/08/2021 [atualização - 21/09/2021]
Belo Horizonte-MG DIRETORIA DA FIEADB-ISJB ( Comente! )

No dia 1º de agosto a Diretoria Executiva da FIEADB-ISJB se reuniu mais uma vez para tratar dos assuntos pertinentes à animação do movimento exalunal na Inspetoria. O assunto predominante foi a preparação para a eleição do seu novo presidente que ocorrerá, conforme já divulgado, no dia 22 de outubro de 2021, por sistema virtual. O Presidente da Comissão Eleitoral, Matheus Zandona, expôs o regulamento da eleição, já em fase final de elaboração.

Por sugestão do Presidente da FIEADB, o dia de oração pela FS, 16 de agosto, quando o próprio grupo dos Ex-Alunos será o contemplado, foi transferido, em concordância com os membros do grupo, para o dia 24 de agosto, dia da comemoração mensal de Nossa Senhora Auxiliadora. A razão de tal mudança se justificou pela ocorrência do dia do nascimento de Dom Bosco, com inúmeras comemorações tradicionais. Em Pará de Minas mesmo, por exemplo, ocorrerá uma carreata em homenagem a Dom Bosco, patrono da educação da cidade. Ressalta-se que Dom Bosco estará completando os seus 206 anos.

Edu Oliveira - 03/08/2021 [atualização - 19/09/2021]
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

No amanhecer dessa sexta-feira, mesmo que muito frio, o sol há de brilhar anunciando o nascer de um novo dia.
Que Deus nos dê forças para vivê-lo em toda a sua plenitude para que possamos ser luz onde estivermos e por onde passarmos; e possamos ser, como discípulos da esperança, arautos da paz.
Façamos do nosso dia de hoje momento e motivo de vivermos a integralidade do amor, da alegria e da felicidade.

Tião Crispim - 30/07/2021 [atualização - 21/09/2021]
Brasília-DF ESTREIA-2022 ( Comente! )

(ANS – Roma)

Caros Irmãos, Irmãs e Amigos,há apenas seis meses apresentamos às Filhas de Maria Auxiliadora – como manda a nossa tradição desde Dom Bosco – e à atual Família Salesiana a Estreia do Ano Novo. Seis meses depois, é-me pedido para antecipar o que poderia ser o tema norteador do novo ano 2022, como requerido pelos diversos ritmos dos hemisférios onde se encontram as presenças salesianas. Faço-o com muito gosto na esperança de que possa servir de ajuda.

Evidentemente 2022, ano em que celebraremos o IV Centenário da sua morte, o tema não poderá ser outro senão o da Espiritualidade de São Francisco de Sales, fonte do espírito salesiano de Dom Bosco, em quem nosso pai e fundador saciava-se e contemplava em todos os momentos, sobretudo quando se tratava de definir o estilo educativo e evangelizador – para dizê-lo com a nossa linguagem – da incipiente Congregação Salesiana: «Chamar-nos-emos Salesianos».
Veja o texto completo

Eduardo Cavalcanti - 23/07/2021 [atualização - 18/09/2021]
Pará de Minas-MG ANIVERSÁRIO DE SACERDÓCIO ( Comente! )

PE. J U R A N D Y R

48 ANOS DE SACERDÓCIO

Marcos Flávio - 22/07/2021 [atualização - 18/09/2021]

Parabéns, amigo e companheiro Pe. Jurandyr.

Edu Oliveira - 22/07/2021
Belo Horizonte-MG EX-ALUNA DE SUCESSO ( Comente! )

[Fonte: NORDESTE HOJE - Inspetoria Salesiana do Nordeste]

Cantora Iza se emociona ao relembrar os momentos vividos no Salesiano São José

Recordações, homenagens e muita emoção. No último domingo (19), a cantora Iza foi homenageada pelo programa da Eliana, no SBT, e relembrou momentos da sua infância quando era aluna do Salesiano São José. Isabela Cristina, conhecida nacionalmente por seu nome artístico Iza, estudou no Salesiano da 1ª à 5ª série.

O programa, que teve cenas gravadas no Salesiano São José, entrevistou duas amigas de infância da época de escola, Ananda Braga e Layz Souza, e educadores que participaram da trajetória escolar da artista. O professor Mário Sérgio, atual vice-diretor dos Colégios Salesianos do RN, falou sobre o excelente desempenho acadêmico de Iza e do seu envolvimento nas atividades artísticas do Colégio. “Quem estava com ela no dia-a-dia percebeu que ela tinha uma veia artística aflorada, participou do coral da escola e gostava de dançar no pátio com suas amigas. Era uma aluna que veio de outro estado mas que rapidamente demonstrou alegria e a vontade de fazer da sociedade um mundo melhor”, afirmou o educador.

Edu oliveira - 22/07/2021 [atualização - 21/09/2021]
Belo Horizonte REFLETIR E PARTICIPAR ( Comente! )

É hora de pensar, parar, refletir.
Em julho/2021, uma pequena parada nas escolas brasileiras, mês de recesso no calendário escolar. propõe uma pausa no pensamento e nas atividades. Mas, atenção, não é tempo de esquecer como a “salesianidade” está presente em cada momento em que vivemos.
Um olhar especial é dedicado para você: amigo e amiga que frequentou uma casa salesiana. Lembra-se da acolhida? Quem era a pessoa, que na portaria da Obra que você frequentou, com um sorriso, dizia as palavras mágicas: “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa noite”. Em algumas delas era acompanhada também de uma conversa no pátio, com os amigos ou colegas. Ainda tinham aqueles que acordavam mais cedo e ficavam prontos para a primeira atividade do dia. A história de cada um, que lê este texto é diferente. Mas uma coisa tenho a compreensão: cada um de vocês que fazem a leitura fizeram pelo menos um amigo e, ainda arrisco a dizer, que este amigo falou de você sobre Jesus Cristo, mesmo com o rosto de Dom Bosco, Jesus foi apresentado para você. Nosso grande amigo.
Ah! E, os amigos, que insistiam em (assim como Jesus Cristo) ficarem do seu lado, acompanhando você em cada momento seja na aula, no lanche, no pátio, no recreio, na saída, nas atividades, nos jogos, nos passeios, no acampamento, na missa, na oração, nas tarefas, enfim... em todo lugar. Te acompanhavam na hora do bom e, também na hora do “deu ruim”. Mas estavam ali, contigo, firmes, perseverantes, confiantes. Afinal de contas, somos da família dos salesianos. Estamos aqui para fazer o bem!
Bom, só que julho era férias, dias que você estava em família, aquela que Deus te abençoou.
Mesmo assim, tudo que você fazia (por vezes) lembrava do seu amigo. Até ria sozinho. E, quem sabe, fazia uma oração. Sabe aquela oração que estava na lembrança, só de pensar, saudade e afeto. Pois é: essa oração que brota do coração pela maneira de pensar no seu ou na sua amiga. E, neste momento, você mais uma vez pensava na casa salesiana. O pensamento agora deve estar chegando naqueles dias que você viveu que foi o mais marcante. Lembra? Tente recordar, entre muitas histórias, uma marcante. Faça um exercício e pense em uma amigo ou amiga da casa salesiana: Padre, irmão salesiano ou irmã salesiana, educadores ou educadoras, colegas do lugar onde você viveu sua experiência salesiana. Que legal! Nesta hora, você já deve ter feito um passeio e, como se o tempo não tivesse passado, você viajou nas memórias e chegou no exato momento em que algo muito especial aconteceu.
Que bom é lembrar, que bom é recordar de tempos e situações que vivemos. Guarde essa lembrança. É nessa hora que você recorda que tem muito tempo que, alguém dessa história que você lembrou, você não conversa, não tem contato. Resolve enviar uma mensagem.
Se chegou até aqui, lendo este texto, sei que tem muitas histórias para lembrar e contar. Que tal escrever, que tal lembrar de um momento? Escreva, mande uma foto para os ex alunos e ex alunas, ajude a lembrar de tantas histórias bonitas que Dom Bosco ajudou a escrever. Que tal? Venha conosco. Afinal de contas, em agosto, dia 16 é dia de mais uma festa – vamos celebrar o dia do nascimento de Dom Bosco. Já pensou quantas e tantas histórias que Dom Bosco contaria em suas memórias se você compartilhasse com ele? Esse é o nosso convite. Faça parte de nossa história.

willer assis da silva - 20/07/2021 [atualização - 21/09/2021]
Belo Horizonte-MG O VERDADEIRO AMIGO ( Comente! )

Amigos são pessoas verdadeiras que se irritam com facilidade. Ficam com raiva daquilo que você diz e mesmo assim dá um sorriso. Não gosta da brincadeira, da lembrança, da história... Mas para não ficar mal com você: sorri e desconsidera. Amigo é a pessoa que desconfia da sua história e, mesmo sabendo que existe outra versão, tenta mostrar a verdade, mas às vezes você não escuta: fala mais alto e até brigado.
E, o amigo volta, abraça e acolhe. Afinal isso é amizade.
migo é aquele que suporta o mal humor, os gritos desnecessários e a cara fechada e, ainda assim: mesmo chateado, fala algo, muda de assunto e deixa você ter razão; afinal, é melhor ser feliz.
Amigo está sempre por perto, mesmo que você não perceba ele o observa, manda um sinal, de forma diferente ou não. E, quando menos você espera: ele aparece, faz uma piada, lembra uma história, só para ter assunto e conversar.
Ele ( o amigo ) não se incomoda se você rir dele, rir dos outros amigos dele, daquilo que ele gosta, daquilo que ele viveu, das histórias dele; ele não tem limites para a vida, o cuidado: vai lembrar de você sempre, mesmo de longe, em oração, pensamento. E, no dia que vocês se encontrarem, dará um sorriso, um abraço, irá fazer tudo certo e você, continuará do mesmo jeito: sem saber o que dizer. Desconcertado, sem fala, desconfiado, enfim perceberá que ele é de fato seu grande amigo ou amiga.
Valorize os seus grandes amigos. Não apenas no dia do amigo. Mas em todos os dias do amigo.
Paz e bem! Bom dia! E feliz dia do amigo. 20/07/2021[WAS]

Willer Aziz - 20/07/2021 [atualização - 20/09/2021]

Que bom é saber que temos amigos e, bons amigos em nossas casas salesianas. A pedagogia salesiana é também a casa da amizade. Gratidão aos amigos ex alunos e ex alunas pela publicação de meu texto. Despretensioso e simples. Mas de coração.

willer assis da silva - 20/07/2021
Belo Horizonte-MG ORAÇÃO PELA FAMÍLIA SALESIANA ( Comente! )

Dia 16 de julho, mais um dia de oração pela família salesiana que ocorre sempre aos 16 dias de cada mês.

Desta vez, o grupo contemplado foi o das VOLUNTÁRIAS DE DOM BOSCO-[VDB].

A Ex-Aluna Ângela Diniz se prontificou em falar sobre as VDB informando como o Grupo nasceu; falou sobre o fundador Dom Rinaldi, sobre as primeiras Voluntárias, a espiritualidade e o estilo de vida que levam para a vivência do Cristo em cada instante e sempre presente nos jovens preferenciais do sistema pedagógico de Dom Bosco. A explanação foi excelente quando Ângela usou um PPS muito bem feito e didático.

Edu oliveira - 17/07/2021 [atualização - 20/09/2021]
Pará de Minas-MG CHEGADA DOS SALESIANOS NO BRASIL ( Comente! )

Em 1877, o bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda, foi pessoalmente a Turim pedir a Dom Bosco a vinda dos Salesianos para a sua Diocese. Dom Lacerda os conhecera quando em 8 de dezembro de 1841 a primeira expedição missionária destinada à Argentina fizera escala no porto do Rio de Janeiro. Dessa forma, a primeira terra americana em que os salesianos puseram os pés foi o Brasil.
Da Argentina, os salesianos passaram, no ano seguinte, ao Uruguai; tinham como inspetor o Pe. Luís Lasagna, a quem Dom Bosco encarregara de atender ao pedido de Dom Lacerda.
No dia 14 de julho de 1883, um sábado, o vapor Oreno, que proveniente do Uruguai, entrou na baía de Guanabara, às 13 horas. Eram sete salesianos, mais o Pe. Lasagna, que os chefiava. Dom Bosco os mandou para cuidar das crianças negras, já libertadas que estava nas ruas do Rio de Janeiro.
Como Dom Lacerda não estava no Porto, a Princesa Isabel e o Conde D’Eu os levaram a Palácio, dizendo que fariam uma Sociedade para cuidar das crianças.
Era necessário também um Colégio para os filhos dos condes e barões.
Havia um local em Niterói no morro do Atalaia e o Conde Murissy se encarregaria de tudo. Este, acompanhados por amigos, levou-os ao bairro Santa Rosa. Apesar de muitas dificuldades e oposições a obra saiu-se vitoriosa.
Os salesianos fundadores foram: Pe. Miguel Borghino, diretor; Pe. Carlos Peretto, ecônomo; Pe. Miguel Foligno,; seminarista Bernadino Monti e os Coadjutores Domingos Delpiano, João Bologna e José Daneri.

Pe. Jurandyr - 14/07/2021 [atualização - 23/09/2021]
Belo Horizonte/MG CHEGADA DOS SALESIANOS NO BRASIL ( Comente! )

Em 1877, o bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda, foi pessoalmente a Turim pedir a Dom Bosco a vinda dos salesianos para a sua diocese.

138 anos.

Em 14 de julho de 1883, aportavam finalmente no Rio de Janeiro os primeiros Salesianos, vindos em missão para o Brasil. Foram recebidos com extraordinária amabilidade pelo Imperador Dom Pedro II que demonstrava o maior interesse pelas obras salesianas.
A primeira delas foi a fundação do Colégio Santa Rosa de Niterói. Hoje, passados 138 anos, a Família Salesiana constitui um vasto movimento em favor da educação e da evangelização dos jovens no país.

O trabalho salesiano em terras brasileiras, como citado acima, foi iniciado em Niterói, RJ, com o Colégio Santa Rosa, que abriu suas portas tendo apenas 10 alunos matriculados. Em pouco tempo, entretanto, a atividade salesiana ganhou força e importância – o colégio cresceu, teve início o oratório e abriram-se os então chamados “cursos de artes e ofícios”, sem descuidar da formação geral, cultural e religiosa. Era, já naquela época, o que hoje chamamos de “formação integral” do educando.

Edu Oliveira - 14/07/2021 [atualização - 23/09/2021]
Belo Horizonte/MG COMISSÃO ELEITORIAL FIEADB-ISJB ( Comente! )

No dia 07 do mês de junho de 2021 a Diretoria da FIEADB-ISJB instituiu a comissão eleitoral para o planejamento e organização das eleições para a Presidência, que, por realidade atípica, este ano será virtual, no dia 22 de outubro de 2021.

O Coordenador do processo eletivo indicado foi o Ex-aluno Zandona que escolheu como participantes da comissão os Ex-Alunos Tião Crispim, Ênio, Bruno e Edu. No dia 02 de julho, Zandona reuniu o grupo que traçou as primeiras ideias para a formatação do regimento das eleições que serão compiladas para a apresentação na próxima reunião.

Edu Oliveira - 03/07/2021 [atualização - 23/09/2021]
Belo Horizonte-MG PASTORAL DIFERENTES JUVENTUDES ( Comente! )

"Live" Igreja no Brasil.
Painel da quinta, 1º de julho, vai aprofundar o desafio do trabalho pastoral com as diferentes juventudes.

A "live" Igreja no Brasil Painel está marcada para esta quinta-feira, 1º de julho, às 17h.
O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, conduz mais um momento de aprofundamento sobre temáticas importantes para a Igreja no Brasil.
O tema desta edição será “quais juventudes importam?”.
A transmissão ao vivo será feita pelas redes sociais da CNBB. Participam da conversa, o Carlos Eduardo [ex-aluno CADU], pastoralista, filósofo, sociólogo, especializado em Juventudes e a Vanessa Correia, pastoralista, também especializada em Juventudes; ela coordena o curso de juventudes contemporâneas da Faculdade dos Jesuítas.
#cnbb #juventude #juventudecatolica #pastoral

Bernardo Borges - 29/06/2021 [atualização - 20/09/2021]
Pará de Minas-MG EX-ALUNOS DA HUNGRIA ( Comente! )

(ANS - Budapeste) - Os Ex-Alunos de Dom Bosco da Hungria, prestes a fundar sua associação nacional, realizaram uma entrevista com o Presidente da Confederação Mundial dos Ex-Alunos, Michal Hort. Hoje, 24 de junho, dia em que se comemora o onomástico de Dom Bosco e o 151º aniversário do nascimento simbólico dos Ex-Alunos, a partir do famoso episódio em que Carlo Gastini e outros antigos alunos do Oratório de Valdocco presentearam Dom Bosco com um jogo de xícaras de café, publicamos alguns trechos da entrevista.

Veja a entrevista completa

Marcos Flávio - 29/06/2021 [atualização - 21/09/2021]
Belo Horizonte-MG CONSELHOS PARA PAIS, MÃES, EDUCADORES ( Comente! )

Publicado em "ALETEIA", aos 27/06/21, por Philip Kosloski

Artigo completo: https://pt.aleteia.org/2021/06/27/7-dicas-de-dom-bosco-para-disciplinar-as-criancas/

Conselhos e lembretes de DOM BOSCO para pais, mães e educadores

Uma das coisas mais desafiadoras para pais e professores é saber como e quando tomar atitudes mais exigentes na hora de disciplinar uma criança.
Dom Bosco sabia exatamente qual era o tamanho desse desafio, já que dedicou a vida toda a formar meninos rebeldes. Ele não apenas ajudou centenas de jovens desfavorecidos a se tornarem homens de bem que servissem à sociedade, como também formou formadores para multiplicar o efeito educador.
Em suas cartas, ele estabelece um “sistema preventivo” que dispõe “os alunos a obedecerem não por medo, mas por convicção. Neste sistema, a força deve ser excluída: no seu lugar, a caridade deve ser o principal propulsor da ação”.

Aqui vão 7 dicas de São João Bosco aos seus professores para orientar as crianças no caminho da virtude:
1) A punição deve ser o último recurso;
2) O educador tem que se esforçar para ser amado pelos alunos caso deseje obter o seu respeito;
3) Exceto em casos raríssimos, correções e punições não devem ser dadas em público;
4) Violência? Castigos físicos? Não;
5) As regras de disciplina, bem como as suas respectivas recompensas e punições, devem ficar bem claras para o educando, de modo que ele não possa alegar que não sabia;
6) Seja exigente nas questões de dever, firme na busca do bem, corajoso na prevenção do mal, mas sempre gentil e prudente;
7) Para ser verdadeiros pais e mestres, não devemos permitir que a sombra da raiva escureça o nosso semblante.

Fundamental para acompanhar todos esses conselhos:
A humilde oração a Deus é imprescindível e fará uma diferença notável, que edificará e iluminará.

Edu Oliveira - 28/06/2021 [atualização - 20/09/2021]
Belo Horizonte REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

Sempre que decidimos olhar uma situação por outro ângulo, enxergamos novas perspectivas.
Muitas vezes precisamos sair da zona de conforto, seguir por novos rumos, mudar as atitudes; somente assim é possível alcançar resultados diferentes.
Por isso, ter cautela nas escolhas, saber exatamente o lugar em que está apostando as suas fichas, é fundamental.
Ter iniciativa não significa ser precipitado; saber esperar e analisar antes de tomar decisões pode ser crucial para o sucesso do empreendimento, independentemente do que se quer. Lembre-se que algumas coisas não têm conserto, apenas remendo.
Quando se é prudente, se ampliam os horizontes.
Ter paciência para estudar os fatos e então decidir, nos leva sempre a maior chance de acerto.
Errar sempre fará parte do processo de aprendizagem, mas só será válido se a lição tiver sido aprendida.

Valéria Sobral - 28/06/2021 [atualização - 19/09/2021]
Porto Alegre - RS DIA DO EX-ALUNO/EX-ALUNA DE DOM BOSCO ( Comente! )

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS EX-ALUNOS DE DOM BOSCO
Dia do ex-aluno de Dom Bosco: 24 de junho
Há 151 anos, no dia 24 de junho, liderado por Carlos Gastini, um grupo de ex-oratorianos de Dom Bosco foi visitá-lo, aproveitando o dia de seu onomástico ( dia de São João Batista). Os ex-alunos levaram uma pequena lembrança. Aquela visita foi tão marcante para dom Bosco que pediu para que retornassem todos os anos para reencontrá-lo. E assim foi feito.
Em razão disso, o dia 24 de junho, na tradição salesiana, é conhecido como o dia do ex-aluno.
A visita feita por aqueles jovens a Dom Bosco teve como motivação a gratidão. Gratidão pela acolhida, pela educação, pelos valores adquiridos, pelo incentivo a realizar o projeto de vida que cada um tinha pensado para si. À semelhança deles, como ex-alunos, também brota em nós um sentimento de gratidão pelos salesianos que nos acolheram, pelos educadores que tiveram uma presença significativa em nossa vida. Muitos de nós, certamente, não seríamos o que somos, se não tivéssemos tido a acolhida dos salesianos. Pelo mundo a fora, muito jovens não poderiam atingir seus sonhos se não tivessem a oportunidade de frequentar alguma obra salesiana. E tudo isso faz sentido. Isso tudo merece gratidão. Isso tudo merece reconhecimento. Alguma coisa pode não ter dado certo. Mas, na síntese, há pessoas felizes e realizadas, graças à presença dos salesianos. E isto é incomensurável.
No meio de tanta descrença em relação àquilo que está acontecendo na sociedade, que possamos ser portadores de uma mensagem otimista. Que nosso jeito de pensar , ser e agir, possa levar às pessoas que conosco convivem, a confirmação de que levamos a sério o projeto educativo de Dom Bosco: “formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Continuemos firmes nesse propósito. O mundo precisa de pessoas propositivas e entusiastas pelo bem.
Felicidades pelo dia do ex-aluno de Dom Bosco
Oswaldo Dalpiaz
Presidente da Federação Nacional dos Ex-alunos de Dom Bosco

Oswaldo Dalpiaz - 24/06/2021 [atualização - 20/09/2021]
Pará de Minas-MG EX-ALUNOS/EX-ALUNAS DA ÍNDIA ( Comente! )

Em 2021 chegou uma nova e violenta onda de Covid-19 à Índia. Em tempos como estes, trabalhar, de todas as formas possíveis, pela sobrevivência e segurança dos outros, é uma responsabilidade que todos devem assumir. A Associação de Ex-Alunos de Dom Bosco do Instituto Salesiano de Alaknanda, da Inspetoria Indiana de Nova Délhi, é a prova de que os cidadãos simples, quando se unem como comunidade forte e solidária, unidos por um objetivo comum, podem fazer a diferença.
Merecem reconhecimento as redes de amigos, familiares e colegas que foram criadas e mobilizadas para compartilhar recursos e combater a desinformação nestes tempos difíceis.
A Associação dos Ex-Alunos da Escola Dom Bosco, de Alaknanda, por meio de grupos ativos nas redes sociais tornou-se uma fonte eficaz de informações durante a pandemia, unindo três décadas de Ex-alunos que disponibilizaram seus recursos e seus contatos em prol de ações de serviço aparentemente pequenas - mas que são vitais para as pessoas que os solicitam.
Perguntas relacionadas a medicamentos, oxigênio, leitos hospitalares, plasma, vacinas e afins, chegam diariamente aos grupos, e o tempo de resposta às solicitações é imediato, nas mensagens dos próprios grupos ou em mensagens particulares.
Os médicos dos grupos merecem menção especial por suas experiências, seus contatos e seus conselhos, como o dr. Vivek Saini, o dr. Aseem Gulati, o dr. Ashish Gupta, o dr. Ankur Kataria e muitos outros, que já trabalharam ou ainda trabalham incansavelmente nos hospitais para combater o vírus e ainda encontram tempo para ajudar seus colegas ex-alunos nestes grupos e redes.
Reconhecer os esforços de cada ex-aluno e ex-aluna envolvidos nestas iniciativas seria impossível. Mas merece destaque o empenho daqueles que, inspirados por uma educação integral e verdadeiramente preocupados com o próximo, seguem se esforçando, em condições difíceis, para estar a serviço da sociedade.

Pe. Jurandyr - 23/06/2021 [atualização - 21/09/2021]
Porto Alegre-RS FAMÍLIA SALESIANA ( Comente! )

No último dia 19 de junho, reuniram-se os Coordenadores ou responsáveis pelos Grupos da Família Salesiana do Brasil. Em âmbito mundial, a Família Salesiana é composta por 32 Grupos, todos tendo a espiritualidade e o carisma de Dom Bosco como motivador de sua atividade apostólica. Aqui no Brasil estão presentes apenas uma parte deste Grupo.
O tema formativo, desenvolvido pelo Diácono Rafael Lopes, teve como foco a relação ou a ligação entre a ação ( o trabalho) e a contemplação ( oração) em tempos de pandemia.
Partindo do que fundamenta o trabalho dos Salesianos “de encontrar Deus através daqueles a quem o Salesiano é enviado, alimentando-se da Caridade do Bom Pastor, de quem quer ser testemunha e participa das riquezas espirituais que a Comunidade lhe oferece”. o diácono Rafael fez um chamamento para que todos os Grupos se empenhem no trabalho pastoral e social a favor dos que mais precisam. Nesta época de pandemia se há necessidade de alimentos e outros bens, há necessidade também de esperança e fé em Deus. Sem ele não se conseguirá encontrar respostas às questões e às perguntas sobre o sentido do que está acontecendo neste momento. Muitos aprenderam a encontrar Deus em lugares ou em pessoas onde menos esperavam: num hospital, no atendimento das pessoas ligadas à saúde, no vizinho que se prontificou a auxiliar, em alguém que foi um ombro amigo no momento da perda de um familiar, etc. Momentos ricos de intimidade e da presença de Deus.
Naturalmente, uma das lições advindas da pandemia foi a descoberta de que há necessidade de se cuidar de todas as fases da vida, pois a pandemia atingiu a todos: novos, adultos, velhos, ricos, pobres, independentemente de raça e nação.
Embora de forma online, foi uma manhã rica em formação e, também, de compartilhamento da caminhada de cada Grupo.

Oswaldo Dalpiaz - 23/06/2021 [atualização - 21/09/2021]
Belo Horizonte/MG DIA MUNDIAL DOS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS ( Comente! )

No dia 24 de junho, quando se comemora o DIA MUNDIAL DOS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE DOM BOSCO, a FEADB-ISJB promoverá uma "live" festiva em homenagem a Dom Bosco e a todos os Ex-Alunos e Ex-Alunas. O evento será sempar e terá uma mensagem especial para os jovens.

Venham participar pelo perfil EXAS OFICIAL - https://instagram.com/exas.oficial?utm_medium=copy_link.

Edu Oliveira - 22/06/2021 [atualização - 23/09/2021]
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

Deus nos dá hoje a certeza de que somos criaturas e como tal devemos graças ao Criador. Por isso e muito mais, ao rendermos graças ao Criador, que o façamos com altivez, alegria e a certeza de que somos criados à sua imagem e semelhança.
Em sendo assim, que sejamos luz da vida daqueles que nos cercam e que ainda não viram a verdadeira luz, o porto seguro daqueles náufragos da vida, o ombro amigo dos desesperançados; e mais, que sejamos o sentido da vida daqueles que vivem amargando amarguras de sonhos perdidos.

Tião Crispim - 22/06/2021 [atualização - 20/09/2021]
Porto Alegre-RS FAMÍLIA SALESIANA ( Comente! )

No dia 19/06 reuniram-se os Coordenadores ou responsáveis pelos Grupos da Família Salesiana do Brasil. Em âmbito mundial, a Família Salesiana é composta por 32 Grupos, todos tendo a espiritualidade e o carisma de Dom Bosco como motivador de sua atividade apostólica.
O tema formativo, desenvolvido pelo Diácono Rafael Lopes, teve como foco a relação ou a ligação entre a ação ( o trabalho) e a contemplação ( oração) em tempos de pandemia.
Partindo do que fundamenta o trabalho dos Salesianos “ de encontrar Deus através daqueles a quem o Salesiano é enviado, alimentando-se da Caridade do Bom Pastor, de quem quer ser testemunha e participa das riquezas espirituais que a Comunidade lhe oferece”. o diácono Rafael fez um chamamento para que todos os Grupos se empenhem no trabalho pastoral e social a favor dos que mais precisam. Nesta época de pandemia se há necessidade de alimentos e outros bens, há necessidade também de esperança e fé em Deus. Sem ele não se conseguirá encontrar respostas às questões e às perguntas sobre o sentido do que está acontecendo neste momento.
Embora de forma online, foi uma manhã rica em formação e, também, de compartilhamento da caminhada de cada Grupo da Família Salesiana.

Oswaldo Dalpiaz - 20/06/2021 [atualização - 18/09/2021]
Pará de Minas-MG CONSELHO NACIONAL ( Comente! )

No dia 14 de junho de 2021, aconteceu mais uma Reunião do CN, presidida pelo Presidente da Federação Nacional dos Ex-alunos e Ex-Alunas, Osvaldo Dalpiaz. Na oportunidade o Presidente cancelou a reunião de formação programada para o dia 14 de julho em todas as inspetorias, com um tema único, e agendou uma reunião com os jovens participantes do Conselho Nacional para tratar o assunto JEX.

Assim, já aproveitou e convocou a Bruna e o Zandona para esta reunião á agendada para o dia 12 de julho, às 19:30; o link será enviado na oportunidade.

Marcos Flávio - 15/06/2021 [atualização - 23/09/2021]
Nova Lima/MG Terço ao Sagrado Coração de Jesus, em desagravo ( Comente! )

No próximo dia 17 de junho de 2021, às 20h55min, nos reuniremos mais uma vez, "virtualmente", para a récita do Terço em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus.

Convido a todos os ex-alunos e ex-alunas e a quem desejar para participarem; aguardem a publicação do link do "meet" ou o solicitem pelo email "ivo@mariaimperatrix.com.br".

Este encontro virtual acontece todas as quintas-feiras, no mesmo horário. Para receber os links diretamente, envie sua mensagem pedindo a inclusão nas listas de correio ou do Telegram para "ivo@mariaimperatrix.com.br".

Ivo Lopes - 15/06/2021 [atualização - 23/09/2021]
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

Viva Santo Antônio!!!

Neste novo amanhecer, dia que celebramos SANTO ANTÔNIO, permitamos que sua história aqueça os nossos corações e que o seu exemplo de vida faça brotar em nossas almas, com toda beleza, força e vigor, o AMOR, em todas as suas formas, no ápice de seu esplendor.
Que com o coração pleno desse amor, santo e profano, possamos, hoje e sempre, nos fazermos arautos da esperança e da felicidade e fazer desse casamento (felicidade e esperança) o passaporte para o novo dia que já se prenuncia farto manancial de bem viver.

Tião Crispim - 13/06/2021 [atualização - 22/09/2021]
Belo Horizonte-MG ESPIRITUALIDADE E COMUNICAÇÃO. ( Comente! )

Ocorreu no dia 10 de junho, conforme agendado, a "live" PENSANDO BEM COM CARLOS EDUARDO-CADU, com o tem ESPIRITUALIDADE E COMUNICAÇÃO.
O assunto é de suma importância para os tempos atuais e o Marcus Tullius demonstrou um conhecimento profundo e sério sobre o tema; ele apresentou as ideias de uma maneira clara, didática e atraente. Vale a pena ouvir.
Este vídeo é uma verdadeira aula e muito apropriado para os momentos de formação dos jovens.
A "live" se encontra disponível também no youtube.
Edu Oliveira - 11/06/2021 [atualização - 22/09/2021]
Belo Horizonte-MG PENSANDO BEM COM KADU ( Comente! )

O "projeto" Pensando bem com Carlos Eduardo Cardozo, carinhosamente chamado por todos de Cadu, fará mais uma "live" hoje, dia 10 de junho. Vejam o convite um pouco abaixo nesta revista.

Edu Oliveira - 10/06/2021 [atualização - 23/09/2021]
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

O amanhecer é sempre uma vitória; vitória da luz sobre as trevas e da coragem sobre o medo. Que o nascer desse novo dia faça nascer em nós o verdadeiro sentido da vida. Que nos faça compreender a vida através do amor, da fraternidade e, acima de tudo, do perdão e da humildade. Que esse novo dia seja de muitas VITÓRIAS. Vitória da esperança, da felicidade, da alegria e da fraternidade. Que tenhamos como norte o exemplo do próprio Cristo que, vencendo a morte, nos legou a beleza da vida. Tenha um bom dia de vitórias e conquistas.

Tião Crispim - 09/06/2021 [atualização - 23/09/2021]
Belo Horizonte-MG REUNIÃO DA FIEADB-ISJB ( Comente! )

No dia 07 de junho a Diretoria da FIEADB-ISJB se reuniu novamente em reunião ordinária; o tema principal do encontro foi a realização da Assembleia Geral Eletiva, no dia 22 de outubro do corrente ano, para a eleição do seu novo Presidente. Os trabalhos foram muito produtivos e o tema que mais animou a discussão foi a candidatura à Presidência.
Para a alegria de todos, 03 líderes, dentre os presentes, lançaram a própria pré-candidatura.
Foi montada também uma comissão especial para preparar a Assembleia e estudar todos os detalhes com relação à eleição.

Edu Oliveira - 08/06/2021 [atualização - 23/09/2021]
Belo Horizonte-MG PENSANDO BEM COM KADU ( Comente! )

Carlos Eduardo Cardozo [Kadu],
Ex-Aluno de Dom Bosco, especialista e pós graduado em várias áreas,
inclusive em Pastoral juvenil.

Bernardo Borges - 07/06/2021 [atualização - 22/09/2021]
Anápolis VIDA DE DOM BOSCO ( Comente! )

Saudamos hoje toda Família Salesiana pelos 180 anos da ordenação sacerdotal de Dom Bosco, aos 5 de junho de 1841!

Solange Abadia - 06/06/2021 [atualização - 23/09/2021]
Belo Horizonte-MG PROJETO "FORMAÇÃO HUMANA" ( Comente! )

No dia 1º de junho, o Ex-Salesiano, professor Elilúcio e Bernardo Borges, Ex-Aluno de Dom Bosco, se reuniram para planejar ações voluntárias de formação humana nas escolas públicas, para os educadores e educandos; de início farão reuniões remotas com a direção das Instituições para falar do trabalho e estudar a demanda de cada uma.
Bernardo Borges enfatizou: “Estou com receio do retorno às aulas, tanto do corpo docente, discente, de apoio logístico e familiar. Haverá dificuldades na “ressocialização” pós pandemia. Não está sendo fácil pra quem tem um pouco de dignidade financeira, de formação e familiar, imaginemos para os desprovidos de tudo e os que passam por abusos, sejam eles quais forem. São muitos os traumas e feridas que precisam ser curados.”
Como Ex-Aluno Salesiano ainda disse que “nós, que assimilamos os ensinamentos de Dom Bosco, temos essa missão: “ver os meus jovens correr e pular alegremente”; “devemos fazer Deus passar no coração dos jovens, não somente na Igreja, mas também na Escola.” “Em todo jovem, mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”. “Eu não quero outra coisa dos jovens senão que sejam bons e estejam sempre alegres”, comentou, lembrando frases de Dom Bosco.

Bernardo Borges - 02/06/2021 [atualização - 19/09/2021]

Desejo a ambos que o Espírito Santo os instrua e capacite. Pude e ainda posso ver de perto os danos causados às crianças, adolescentes e jovens com a reclusão domiciliar, limitados apenas ao convívio virtual. Infelizmente, a maioria dos professores "virtuais" têm se aproveitado dessa situação de "controle social" e muitos jovens voltarão ao convívio presencial com péssimas recordações.
Não será raro encontrar crianças que tinham uma formação religiosa estarem agora renegando a fé que receberam de seus pais. E de pais, que por comodidade, também afastaram-se da fé.
A História revelará os grandes erros cometidos com o isolamento social; serão necessários muitos anos para se tentar a recuperação e a eliminação de estigmas psicológicos.
Creio que São João Bosco, São Filipe de Neri e tantos outros que amaram as crianças estão e permanecerão ao nosso lado nessa luta.
Claro, com o olhar atento e materno de Maria Auxiliadora e o paterníssimo apoio de São José pelo resgate das famílias destruídas.

Ivo Lopes - 04/06/2021
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

Que Deus, faça do seu dia um tempo de vitórias. Mesmo que as adversidades conspirem para lhe tirar o o ânimo, forças não lhe faltarão para prosseguir e continuar na luta, pois quem se banhou na divina luz do amanhecer já se fez vitorioso.
Há de ser sempre, na inabalável crença em Deus, esse inesgotável manancial de luz, força e fé onde você haverá de buscar coragem para enfrentar a vida (com todas as nuances do viver) e se fazer merecedor da vitória e das graças do Pai.
Nunca se aparte da certeza que o amanhecer é a mais convincente testemunha de que somos, todos e cada um de nós, o verdadeiro milagre no milagre do romper da aurora de cada novo dia.

Tião Crispim - 02/06/2021 [atualização - 22/09/2021]
Pará de Minas-MG EX-ALUNOS/EX-ALUNAS DE ITAÚNA-MG ( Comente! )

No dia 26 de maio a FIEADB se fez presente, através do Presidente Marcos Flávio, em uma "live", quando colaborou com o Grupo Ex-Alunos promovendo o encontro de formação do mês. Na cidade de Itaúna-MG não há obra Salesiana mas os Ex-alunos e Ex-alunas estão entusiasmados. Está se estruturando e se fortalecendo, portanto, mais uma União Local(UL)de Ex-alunos e Ex-alunas na ISJB.
Os Ex-alunos e Ex-alunas estão aproveitando o tempo adverso da Pandemia e se formando no carisma salesiano. Pretendem iniciar algumas ações, dentre elas a criação de um Oratório Festivo que já teriam iniciado, não fosse esse mal da Covid 19.
Fazem uma reunião mensal de formação e no momento estão estudando as Memórias do Oratório de São Francisco de Sales, escrito por Dom Bosco. A cada mês convidam para a formação alguém ligado aos Salesianos.

Marcos Flávio - 27/05/2021 [atualização - 21/09/2021]

[Comentário] Parabéns Ex-Alunas e Ex-Alunos de Itaúna. As iniciativas de vocês nos contagiam.

Edu Oliveira - 27/05/2021
Belo Horizonte-MG ENCONTRO PARA PLANEJAMENTO ( Comente! )

No dia 25 de maio, após as comemorações diversas do dia 24 de maio, o Coordenador e o Tesoureiro da Associação de Belo Horizonte-MG realizaram rápida reunião para planejamento das próximas ações mais urgentes e imediatas.

Bernardo Borges - 26/05/2021 [atualização - 20/09/2021]

[comentário]-Como sugestão seria interessante se pensar em estratégias para a arrecadação de recursos para a manutenção das atividades da Associação. Quem tiver alguma sugestão pode utilizar o formulário próprio clicando no link "comente!" e preencher o formulário. A sugestão passará por um moderador antes de ser publicada.

Edu Oliveira - 26/05/2021
Nova Lima / MG NOSSA SENHORA AUXILIADORA ( Comente! )

Aconteceu no dia 24 de maio o terço festivo em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco, organizado e animado pelo Ex-Aluno Ivo Prancis para os Ex-Alunos e convidados da região de Belo Horizonte. O grupo reza o terço ordinariamente todas as quintas-feiras, sempre às 21h, pelo google meet.

Ivo Phrancis - 25/05/2021 [atualização - 22/09/2021]
Belo Horizonte/MG NOSSA SENHORA AUXILIADORA ( Comente! )

No dia 24 de e maio, ontem, o Professor e Ex-Aluno Elilucio fez uma "live" como reflexão e formação aos Ex-Alunos e Ex-Alunas, em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, falando sobre MARIA: MULHER, MÃE E AUXILIADORA. A participação dos jovens foi melhor do que a esperada e vários manifestaram o desejo de que este momento se repita.

Edu Oliveira - 25/05/2021 [atualização - 22/09/2021]
Santa Bárbara-MG REFLEXÃO DO DIA ( Comente! )

Façamos da gratidão a Deus uma silenciosa e sentida prece, pelo milagre desse novo dia.
Que a luz do amanhecer aqueça nossos corações e ilumine nossas almas qualificando-nos para o exercício do bem viver.
Que a Luz Divina nos ajude a clarear nossos pensamentos e nos faça enfrentar com determinação os percalços que a vida, por capricho da própria existência, interporá em nossos caminhos.
Vamos em frente!!!
Avante, pois sempre existirá um amanhecer quando, renovadas nossas forças, ganharemos ímpeto e disposição para prosseguirmos vida afora.

Tião Crispim - 25/05/2021 [atualização - 23/09/2021]
Belo Horizonte-MG NOSSA SENHORA AUXILIADORA ( Comente! )

24 de maio de 2021

Edu Oliveira - 24/05/2021 [atualização - 19/09/2021]
Belo Horizonte-MG FS - NOSSA SENHORA AUXILIADORA ( Comente! )

24 de maio de 2021

Edu Oliveira - 24/05/2021 [atualização - 21/09/2021]
Belo Horizonte-MG EX-ALUNOS/EX-ALUNAS DE ARAXÁ ( Comente! )

O presidente da FIEADB-ISJB, Marcos Flávio, e o Delegado Inspetorial para os Ex-Alunos e Ex-Alunas, Pe. Jurandyr, se encontram, na data de hoje, 20 de maio, em Araxá, em visita à Família Salesiana. Um dos objetivos da visita é o encontro com os ex-alunos e ex-alunas para a reorganização do movimento exalunal na cidade. A reunião foi organizada e conduzida pelo Pe. Pedro, diretor da Obra.

Edu Oliveira - 20/05/2021 [atualização - 23/09/2021]
Belo Horizonte-MG ORAÇÃO PELA FAMÍLIA SALESIANA ( Comente! )

No dia 17 de maio um grupo de Ex-Alunos e Ex-Alunas se reuniu, a convite da FIEADB_ISJB, para rezar pela Família Salesiana. Neste dia o Grupo contemplado para as orações foi o das FILHAS DE MARIA AUXILIADORA, escolha muito bem feito por estarmos no mês de maio, mês de Nossa Senhora Auxiliadora.
A Ir. Vera, delegada para a FS fez uma apresentação excelente sobre o grupo, de uma maneira clara, objetiva e de maneira simples, e demonstrou conhecer muito bem a vida e trabalho de Dom Bosco e Madre Mazzarello para a fundação da Congregação FMA. Deu interessantes informações sobre as atividades das primeiras Salesianas: o grupo de Irmãs que veio para a América, no Uruguai, era composto por um grupo de 12 jovens, bem novas, de idade entre 17 e 23 anos.

Edu Oliveira - 18/05/2021 [atualização - 20/09/2021]
Belo Horizonte/MG ASSOCIAÇÃO DE MARIA AUXILIADORA-ADMA ( Comente! )

A ADMA foi fundada a mais de 150 anos atrás pelo próprio Dom Bosco. Vejam este vídeo é esclarecedor e ótimo recurso para reflexões e divulgação vocacional da associação.

Edu Oliveira - 18/05/2021 [atualização - 23/09/2021]
Goiânia-GO EXPLORAÇÃO INFANTIL ( Comente! )

Neste 18 de maio, Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes, os Ex-Alunos e Ex-Alunas de Goiânia, se engajam firmes na campanha, através da Associação e do Centro Juvenil São Domingos Sávio. A luta em defesa dos nossos educandos preferenciais é constante e tem obtido ótimos resultados; a educação salesiana, o sistema pedagógico de Dom Bosco garantem a objetividade do trabalho e o resultado positivo na formação dos jovens.

Ernestino - 18/05/2021 [atualização - 20/09/2021]
Belo Horizonte-MG ORAÇÃO PELA FAMÍLIA SALESIANA ( Comente! )

Hoje, dia 16 de maio é o dia mensal de oração pela família Salesiana. Neste mês de Maria, o Grupo contemplado para as nossas orações é o das Filhas de Maria Auxiliadora, Congregação fundada por Dom Bosco, juntamente com Madre Mazzarello. Por se tratar de um domingo, os Ex-Alunos da ISJB, a convite da FIEADB-ISJB, se reunirá no dia 17, no horário costumeiro, às 19h30min. pelo google meet.
A Irmã Vera estará presente e apresentará todas as informações sobre as Irmãs Salesianas.

Encontro FIEADB - Oração pela Família Salesiana - Grupo FMA.
Segunda-feira, 17 de maio · 19:30 até 20:30
Informações de participação do Google Meet
Link da video chamada: https://meet.google.com/pwp-pkus-nni

Edu Oliveira - 16/05/2021 [atualização - 19/09/2021]
Belo Horizonte-MG FAMÍLIA SALESIANA - CANÇÃO NOVA ( Comente! )

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, foi diagnosticado com um mieloma, de acordo com nota publicada nesta terça-feira, 4, pela comunidade que ele fundou. Trata-se de um tumor nas células plasmáticas.

Segundo a informação divulgada no portal da Canção Nova, o sacerdote de 84 anos passou por um cateterismo cardíaco em 27 de abril de 2021 e, desde então, ficou internado em recuperação.

Ele também realizou biópsia da medula óssea e PET-Scan, visando investigar as causas de um quadro de anemia e alteração nos rins. Foi quando a avaliação diagnóstica apontou o mieloma.

“O sacerdote segue em bom estado geral, sob o ponto de vista clínico, e inicia novo tratamento no hospital, para acompanhamento de possíveis reações”, acrescenta a nota, complementando que o fundador da Canção Nova pede orações pelo completo restabelecimento de sua saúde e envia a todos a sua bênção.

Sobre o monsenhor Jonas Abib

Jonas Abib nasceu em Elias Fausto, SP, no dia 21 de dezembro de 1936 e, aos 13 anos, ingressou no seminário dos salesianos. Ordenado sacerdote em 1964, dedicou grande parte do seu ministério à pastoral da juventude.

Em 1978 funou a Comunidade Canção Nova, cuja missão é evangelizar por meio da comunicação social.

O título de monsenhor lhe foi concedido pelo Papa Bento XVI em 2007.

Edu Oliveira - 06/05/2021 [atualização - 20/09/2021]
FIEADB-Federação Inspetorial Ex-Alunos/Ex-Alunas de Dom Bosco da ISJB
Presidente - Marcos FLávio
Secretário - Edu Oliveira
Delegado Inspetorial - Pe. Jurandyr Araújo
Sede: Al. dos Cajueiros, 203 - Serra Verde - Pará de Minas - MG
contato: exaluno@exaluno.org.br - site: www.exaluno.org.br