FEDERAÇÃO INSPETORIAL DOS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE DOM BOSCO
Inspetoria São João Bosco - Belo Horizonte - MG

tuetur

home
quem somos
confed. mundial
federação insp.
agenda
estreia 2015
você pode ajudar?

Família Salesiana
sdb
fma
sscc
adma
ads
vcb
vdb
cn
::  estatuto ::  IIº congresso inspetorial   ::  IIº congresso - subsídios  ::

A Federação Inspetorial dos Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco - FIEADB, da Inspetoria São João Bosco - ISJB, tem como finalidade animar as Associações e Grupos de Ex-Alunas/Ex-Alunos da Inspetoria São João Bosco e manter a unidade do movimento exalunal para que se conserve, aprofunde e pratique os princípios educativos salesianos recebidos enquanto educandos, transformando-os em empenho de vida familiar, profissional, religiosa e sócio-política. Faz referência ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, considerando-o como uma herança preciosa e uma rica síntese de conteúdo e de métodos para a sua promoção pessoal integral e das juventudes, estas destinatárias prioritárias da missão salesiana. Particularmente, a Federação, responsável pela animação de um amplo movimento de Ex-alunos e Ex-alunas na ISJB, se propõe a acompanhar as Uniões Locais [Associações e Grupos] para que cada uma se empenhe e promova o crescimento pessoal dos ex-alunos/ex-alunas da localidade e o engajamento concreto em ações de promoção de crianças e adolescentes.


DADOS JURÍDICOS DA FIEADB
Razão SocialFederação Inspetorial dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco
Inspetoria São João Bosco
EndereçoAlameda dos Cajueiros, 203, Jardim Serra Verde,
35661-283, Pará de Minas-MG
CNPJ011.091.190/0001-16

PRESIDÊNCIA DA FIEADB
PresidenteCarlos Daniel de Souza
SecretárioIvo Francisco Lopes de Souza
DelegadoPe. Reginaldo Fragoso Marinho
Articulador Planalto----------
Arculador TriânguloAugusto Carrijo
Articulador CentroRicardo Fonseca
Articul. Litorânea IThadeu Modesto
Articul. Litorânea II----------

Logomarca da FIEADB-ISJB

[arte final - Sistema de Comunicação da ISJB].

Diante da necessidade de se criar uma logomarca para a FIEADB da ISJB, a Diretoria colocou algumas propostas para análise de todas as UULL da ISJB e levantamento de outras sugestões nos Encontros Regionais ocorridos no dia 16 de março de 2013; aprovada nesses encontros regionais esta logo foi levada para a Assembleia Geral durante o 2º Congresso Inspetorial, nos dias 20 e 21 de abril de 2013, recebendo a aprovação por unanimidade. A sugestão é que a logo e a bandeira sejam adotadas por todas as UULL da ISJB e também pelas demais Inspetorias do Brasil, caso seja de interesse.
Seguindo, em sua concepção básica, sem muito rigor, os conceitos da heráldica, se estabeleceram os seguintes parâmetros:

  1. ESMALTE: O esmalte é a cor de fundo da bandeira.
    O branco representa a pureza e a verdade, valores indispensáveis na educação integral dos jovens. O significado do vazio que o branco carrega, indica o espaço para a criatividade e responsabilidade que o sistema educativo salesiano oferece aos jovens para a construção de seus caminhos, em protagonismo. O branco traz ainda a ideia de altruísmo que traduz a orientação primeira de Dom Bosco aos seus Ex-Alunos e Ex-Alunas: "UNÍ-VOS E AJUDAI-VOS". Ressalta-se que a cor branca dá vida e realça as cores do distintivo e das letras.
  2. FIGURA: a figura é o brasão ou distintivo.
    O distintivo escolhido é o da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco, mundialmente reconhecido. Ele nos insere, portanto, no movimento mundial e reforça a unidade. Outras Inspetorias, se desejarem, podem usar a mesma logomarca, trocando as cores das letras a a sigla da Inspetoria.
  3. LISTEL: frase, "grito de guerra" que distingue o grupo.
    Nesse caso se optou pela identificação clássica do Grupo para ajudar na sua caracterização e identificação de longe, mesmo por pessoas que não reconhecem o distintivo. A disposição artística dá beleza à logomarca e à bandeira.

tuetur

araxá
barbacena
belo horizonte
brasília
cachoeira
campos
goiânia
jacarezinho
niterói
palmas
pará de minas
ponte nova
resende
riachuelo
rocha miranda
santa bárbara
sao j. d. rei
silvânia
uberlândia
venda nova
vitória