FEDERAÇÃO INSPETORIAL DOS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE DOM BOSCO
Inspetoria São João Bosco - Belo Horizonte - MG

tuetur

home
quem somos
confed. mundial
federação insp.
agenda
estreia 2015
você pode ajudar?

Família Salesiana
sdb
fma
sscc
adma
ads
vcb
vdb
cn

Possibilidades de participação na missão salesiana em Goiânia:

  • CESAM - Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador
    • Telefone: [62] 3093.7252
    • email: dircesamgo@salesiano.br [Diretor]
    • site:
  • Centro Juvenil - Goiânia de Aparecida-GO
    • Contato: Ernestino [Presidente da Assoc. de Ex-Alunos]
    • email: ex-alunos@pop.com.br
    • site:
  • OS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS PODEM CRIAR OUTROS PROJETOS

Homenagem à Associação e aos x-Alunos/Ex-Alunas de Goiânia.

goianiaNo dia 06 de outubro a Associação dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Goiânia, Estado de Goiás, recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa, em comemoração aos 50 anos de sua criação. Na oportunidade, muitos Ex-Alunos e Ex-Alunas foram homenageados particularmente com a outorga de uma placa comemorativa. Dentre os homenageados com a placa esteve a Federação Inspetorial dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco, na pessoa do seu Presidente, Carlos Daniel de Souza. No dia 12, Dia das Crianças, a festa foi organizada no Centro Juvenil que está sendo construído com os recursos advindos de eventos e doações de Ex-Alunos e Ex-Alunas e Amigos de Dom Bosco. O evento no Centro Juvenil teve como objetivos o inaugurar, mesmo que ainda incompleto, mostrar aos colaboradores o estágio de construção da obra e mostrar à comunidade o novo local onde as suas crianças terão a assistência salesiana e solidária, promovida pela Associação.

Discurso do Presidente da Associação na do dia 06/10/2014, na Sessão Solene da Assembleia Legislativa.

Deus de Amor e Bondade, eu Te louvo pelos 50 Anos da Associação e Te peço que, apesar das minhas limitações, eu tenha serenidade para dirigir algumas palavras nessa Sessão de Homenagem. Amém.

Um dia, eu disse a um Deputado: Sou apenas um operário. O cargo é maior do que seu ocupante. O ocupante é servidor.

Nas pessoas do Deputado Bruno Peixoto e dos Fundadores da Associação... Cumprimento a todas as autoridades, homenageados, seus familiares e convidados.
No ano passado, nesta mesma casa, foi feita uma homenagem à Família Salesiana, propositura do Deputado Francisco Jr. Hoje, a Família Salesiana é composta de 32 grupos diferentes. Todos os grupos que atuam em Goiânia e Aparecida foram convidados: Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco, Centro Salesiano do Menor (Cesam), Paróquia São João Bosco, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Santo Antônio de Pádua, Instituto Maria Auxiliadora, Centro Juvenil Giovani Pini, Salesianos Cooperadores e Amigos de Dom Bosco, Associação de Ex-alunos(as) Salesianos e Centro Juvenil São Domingos Sávio. Todos enviaram representantes. Nós somos um em Dom Bosco. Caminhar sozinho é morrer espiritualmente. Então, vejamos!

Os partidos políticos têm a sua bandeira, os times esportivos têm a sua bandeira, as diferentes congregações têm a sua bandeira, e assim vai... A nossa bandeira é a PEDAGOGIA SALESIANA.
O que representa essa bandeira? Por que devemos carregá-la?
Dom Bosco é o Pai da Juventude. Ele criou um importante sistema pedagógico no mundo. Estamos caminhando rumo ao seu Bicentenário de nascimento, que acontecerá no dia 16 de Agosto de 2015. Nós somos herdeiros desse sistema pedagógico: chamamos de Sistema Preventivo: Razão, Religião e Amorevolezza. Razão = inteligência; Religião = fé e Amorevolessa = bondade. Portanto, quem não acredita e não ama, não educa. Façamos a nossa parte e trabalhemos para que os órgãos responsáveis façam a sua.
Quando eu estava nos bancos escolares ouvia sempre uma história: “O fogo estava consumindo uma grande reserva florestal, um pequeno pássaro ia até ao rio, enchia o bico de água e levava até a floresta e lá derramava a água”. Alguém disse: “Meu pequeno pássaro, você não vê que essa água é insuficiente”? Respondeu o Pássaro: “Estou apenas fazendo a minha parte”.
Essa é a nossa missão. Fazer a nossa parte: na Evangelização, na ação Missionária, na educação e na solidariedade, através do Centro Juvenil. Essa obra é de Deus, pois ela é feita com o amor de cada um de vocês. Deus é amor e nós somos imagem e semelhança D´ele. Precisamos de cristãos que atuam na política, na medicina, no judiciário e em todos os setores produtivos da Sociedade. Eu gostaria de ver muitos Ex-Alunos e Ex-Alunas e Membros da Família Salesiana e Amigos de Dom Bosco que se identificassem no mundo enas suas atividades. Já que estamos combinados e acertados, caminhemos juntos para termos uma sociedade cheia de oportunidades e justa.
O cristão Salesiano vive o Evangelho na alegria e no serviço. Na educação optamos por Crianças, Adolescentes e Jovens, e fraternalmente preferimos os de vulnerabilidade Social, a exemplo de Dom Bosco.

Em Eclesiastes, 3, encontramos uma mensagem que diz: “Há tempo para tudo” O nosso tempo de transformar a sociedade é agora: com trabalho, paciência e amor. É isso que estamos comemorando nesses 50 anos. O último suspiro de Dom Bosco foi para os Jovens: “Recebam o meu coração".
De Outubro de 2013 a Setembro de 2014, visitei muitas famílias, em torno de 5.800 Ex-Alunos e Ex-Alunas, Membros da Família Salesiana e amigos de Dom Bosco. Tínhamos 11.000 Folders para serem entregues a fim de que todos tomassem conhecimento dessa obra. Jamais pensem que as portas estão fechadas para nós; nós é que não sabemos abri-las. Aquilo que a Sociedade precisa tem que sair da própria Sociedade. A Igreja precisa de Padre e é a comunidade que tem que dar o Padre; a Sociedade precisa de médico e é a sociedade que tem que dar o médico. Precisa-se de políticos honestos; é a sociedade que tem que dar. Por isso, é que precisamos aprender a abrir as portas da Igreja, dos colégios e ajudar aqueles que têm mais dificuldades.

É difícil pedir dinheiro. É difícil construir relação. Como devemos conseguir o que precisamos? Um dia visitando Dr. Iris Resende, ele disse: "Ao Assumir a Prefeitura fiquei encantado com os Cmeis que o Prefeito Pedro Wilson deixou". Fiquei feliz porque o Prof. Pedro Wilson é Ex-aluno. Mas a palavra é encantar. Precisamos que os Ex-Alunos e Ex-Alunas(a), membros da Família Salesiana e Amigos de Dom Bosco, continuem encantando a sociedade em todas as atividades produtivas. Precisamos de inspiração e superar as nossas expectativas. As coisas mudam e nós temos que mudar com elas. Nós temos que ser capitães de nossos destinos, como diz o poema. Dificuldades se vencem com amor, respeito, carinho e solidariedade. A nossa fé tem que superar a mágoa e o ressentimento. Somos cristãos e Salesianos. Eis as nossas bandeiras. Vocês são os nossos exemplos. É de vocês que vem as forças para a superação das dificuldades. Continuem com a perseverança, a generosidade, a alegria de viver, enfim, continuem encantando. O tempo pode apagar o movimento de ex-alunos, mas não pode apagar a marca Salesiana em seus corações.

Parabéns os Ex-alunos (a) Eleitos no último pleito.

Diz o poeta: “Cada um de nós compõe a sua história. Cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz. Mas é preciso amor pra poder pulsar. É preciso paz pra poder sorrir. É preciso a chuva para florir e conhecer as manhas e as manhãs. O sabor das massas e das maçãs”.

Agradeço a todos os que me receberam em suas casas, seus escritórios, consultórios etc. para que eu pudesse transmitir 2 mensagens importantes.

Deus abençoe a todos.

Peço licença para duas pequenas interferências:
01. Para dirigir um agradecimento pessoal a uma pessoa. Ele e Deus sabem o quanto foi importante seu acolhimento na fase mais difícil da minha vida. Graças a isso, pude continuar o trabalho social no Centro Juvenil. Peço que Sr. Marinho Resende se levante e receba o meu agradecimento. Saiba que, tudo está escrito no coração de Deus, e a Ele peço que retribua em bênção e graças ao senhor e a sua família.
02.Para que o Sr. Gumercindo possa fazer o agradecimento da Homenagem.

Sobre a Associação.

A Associação de Ex-Alunos/Ex-Alunas Salesianos em Goiânia foi fundada em Setembro de 1964. É filiada ao movimento exalunal da ISJB, atual Federação Inspetorial dos Ex-Alunos/Ex-Alunas da Inspetoria São João Bosco e, portanto, pertencente à Família Salesiana.

Em Setembro de 1986, o grupo de Ex-alunos (a) que assumiu a Associação para promover a grande festa de 50 anos de fundação do colégio Ateneu, deu um passo significativo rumo ao trabalho Social. Criou-se o Lema: “Cidadania se faz com amor”.

A Diretoria Executiva criou um projeto que aflorou muitas atividades: Arrecadação de alimentos para a ASCEP, Festa anual de Ex-alunos?Ex-alunas), Torneio de Futebol de Salão e a criação do Centro Juvenil, dentre outras. A proposta daquela gestão era fazer com que todas as realizações da Associação a levasse ao seu auto crescimento, mas, principalmente, ao desenvolvimento de ações que pudessem prover as classes menos favorecidas e os membros da Associação com a vivência cristã de acordo com a pedagogia de Dom Bosco.

Começa a ser escrita a missão:
  1. Dar continuidade a educação do Sistema Preventivo proposta por Dom Bosco aos membros da Associação;
  2. Criar vínculos de amizade entre os ex-alunos (a) e membros da Família Salesiana e Amigos de Dom Bosco;
  3. Promover o exercício da cidadania entre os associados, em busca da inclusão social de crianças e adolescentes. Para isso, criou o Centro Juvenil São Domingos Sávio. Hoje atende a 77 crianças de 04 a 12 anos, com diferentes atividades Pedagógicas e estende os benefícios aos familiares.
  4. Ser referência na ação pastoral-educativa salesiana nas atividades sociais.

Meta da Associação.

A Associação está construindo a Sede do Centro Juvenil, que teve início em Outubro de 2010. Essa obra está recebendo o apoio de Ex-alunos/Ex-alunas Salesianos, do Colégio Ateneu Salesiano Dom Bosco, da Paróquia São João Bosco, Membros da Família Salesiana e Amigos de Dom Bosco. Falta muito, mas com a ajuda de todos e a bênção de Deus a concluiremos. Enquanto isso, as atividades do Centro Juvenil estão sendo executadas numa casa alugada e sem estrutura física adequada.

O Centro Juvenil.

Proporciona atividades de relevância social, que atende ao processo de emancipação das relações de denominação e exploração da sociedade.

Escolinha de Futebol.

Os Educadores do Centro Juvenil acreditam que o esporte mantém o corpo sadio e a mente longe do pecado. As áreas de lazer são parceiras na proposta de formação integral. A nossa ação Pedagógica busca proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano que estiver sob nossa responsabilidade: intelectual, ético-social, psicoafetiva, psicomotora, relações interpessoais, para chegarmos à experiência religiosa de Deus.

A História

A história da Associação, de Ex-alunos (a), Membros da Família Salesiana e Amigos de Dom Bosco será registrada em um livro que será escrito por todos aqueles que se dispuserem a contribuir contando a sua história pessoal ou da sua turma. Queremos deixar para a posteridade exemplos de vida, dedicação, amor, respeito e principalmente, de atuação. Participe! Precisamos que todos os contribuintes dêem mais essa contribuição.

Lembre-se: Você tem contribuído muito para o crescimento dessa Cidade, desse Estado e desse País. Espero a sua adesão.

Mais informações: 9262.8530 ou ex-alunos@pop.com.br

NB. Para continuar a nossa trajetória precisamos de mais inspiração. A nossa força vem daí. Vamos renovar a nossa esperança. Coloquemo-nos nas mãos de Deus. Dom Bosco construiu a Pedagogia do amor; foi uma inspiração para educar. A Bíblia vem de Deus para mostrar o caminho que nos leva à felicidade completa; portanto, é uma inspiração para a vida.

"O Senhor nos colocou no mundo para os outros" (Dom Bosco).

tuetur

araxá
barbacena
belo horizonte
brasília
cachoeira
campos
goiânia
jacarezinho
niterói
palmas
pará de minas
ponte nova
resende
riachuelo
rocha miranda
santa bárbara
sao j. d. rei
silvânia
uberlândia
venda nova
vitória