FEDERAÇÃO INSPETORIAL DOS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE DOM BOSCO
Inspetoria São João Bosco - Belo Horizonte - MG
tuetur


UNÍ-VOS E AJUDAI-VOS [Dom Bosco]


[arte final elaborada pelo Sistema de Comunicação da ISJB].

fieadb

Cresceu entre os Ex-Alunos e Ex-Alunas da ISJB, aqueles mais atuantes, a importância de se criar a logomarca e uma bandeira para o Grupo, que fossem bem sugestivas, joviais e, porque não?, bonita. Foi colocada esta proposta para análise e levantamento de sugestões nos Encontros Regionais ocorridos no dia 16 de março de 2013. Em que pese o assunto continuar em debate, esta é uma primeira proposta que já recebeu alguns comentários a favor no facebook. A ideia é que, quando aprovadas, sejam usadas por todas as UULL da ISJB e também pelas demais Inspetorias do Brasil, caso seja de interesse.
Seguindo, em sua comcepção básica, sem muito rigor, os conceitos da heráldica, se estabeleceram ss seguintes parâmetros:

  1. ESMALTE: O esmalte é a cor de fundo da bandeira.
    O branco representa a pureza e a verdade, valores indispensáveis na educação integral dos jovens. O significado do vazio que o branco carrega, indica o espaço para a criatividade e responsabilidade que o sistema educativo salesiano oferece aos jovens para a construção de seus caminhos, em protagonismo. O branco traz ainda a ideia de altruísmo que traduz a orientação primeira de Dom Bosco aos seus Ex-Alunos e Ex-Alunas: "UNÍ-VOS E AJUDAI-VOS". Ressalta-se que a cor branca dá vida e realça as cores do distintivo e das letras.
  2. FIGURA: a figura é o brasão ou distintivo.
    O distintivo escolhido é o da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco, mundialmente reconhecido. Ele nos insere, portanto, no movimento mundial e reforça a unidade. Outras Inspetorias, se desejarem, podem usar a mesma logomarca, trocando as cores das letras a a sigla da Inspetoria.
  3. LISTEL: frase, "grito de guerra" que distingue o grupo.
    Nesse caso se optou pela identificação clássica do Grupo para ajudar na sua caracterização e identificação de longe, mesmo por pessoas que não reconhecem o distintivo. A disposição artística dá beleza à logomarca e à bandeira.