EX-ALUNOS - EX-ALUNAS SALESIANOS
FEDERAÇÃO INSPETORIAL DOS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE DOM BOSCO - ISJB - Belo Horizonte - MG

ARTIGOS E TEXTOS PARA FORMAÇÃO

Palavras de Dom Bosco aos Ex-Alunos em junho de 1885 [Memórias Biográficas, 17, PP 173/174]

"Uma coisa, pela qual desde agora temos que dar graças ao Senhor e que constitui a minha maior consolação é que, onde quer que eu ande, sempre ouço bons comentários sobre vocês; por toda parte se fala bem dos meus antigos filhos: todos elogiam esse nosso encontro porque é um ótimo momento para recordar as advertências e conselhos que lhes dava quando eram meninos. Sim, repito, isto me proporciona uma grande alegria; é a honra e a glória de meus últimos anos.
Vejo que muitos de vocês já têm a cabeça calva, os cabelos brancos e a face marcada por rugas. Já não são aqueles meninos aos quais eu tanto amava; porém sinto que agora os amo ainda mais.
Continuem no bom caminho que estão percorrendo já há tantos anos, de tal modo que devem estar contentes de terem vindo aqui; também Dom Bosco está feliz e poderá vangloriar-se de que aqueles jovens que um dia ele tanto amou, uma vez feito adultos, estão sabendo conservar e praticar os ensinamentos que receberam de meus lábios. Vocês eram um rebanho pequeno, mas que está crescendo, crescendo muito e se multiplicará muito mais.
Vocês são a luz que brilha no meio do mundo e com o nosso exemplo, ensinarão aos outros como podem fazer o bem e evitar e fugir do mal. Estou seguro que continuareis sendo o consolo de Dom Bosco.
Meus queridos filhos, que o o Senhor nos ajude com a sua graça para que possamos um dia nos encontrar todos juntos no Paraíso."